quinta-feira, 24 de novembro de 2016

SITE DE TERRAS INDÍGENAS DE CARA NOVA

PARA QUEM DESEJA INFORMAÇÃO SOBRE AS TERRAS INDÍGENAS...

Site de Terras Indígenas de cara nova!
Maior plataforma digital sobre Terras Indígenas do mundo está mais bonita, informativa e fácil de pesquisar
Versão para impressão
O ISA lança, nesta quinta-feira (24), uma nova versão do site Terras Indígenas no Brasil. Reconhecido como a maior plataforma de informações sobre as TIs, o site mudou de nome, de design e ganhou novos conteúdos: mapas, gráficos, rankings, placares, textos e fotografias. Navegue!

Na nova plataforma, os usuários encontram informações atualizadas em tempo real de 703 Terras Indígenas, mas também podem acessar um painel com comparativos nacionais, com rankings e gráficos, relacionados a desmatamento, queimadas e mineração. Os dados estão apresentados de forma mais intuitiva e com suporte a dispositivos móveis, como celulares e tablets.
O site também conta agora com textos-chave para entender a importância das Terras Indígenas para todos os brasileiros – em especial os índios, que dependem dessas áreas para garantir sua sobrevivência física e cultural. Entre as novas funcionalidades estão ainda um novo mecanismo de pesquisa por terras e uma seção de “Perguntas frequentes”, que explicam, entre outros, como funciona o processo de demarcação; o que é uma Terra Indígena; e por que elas são relevantes para a conservação ambiental de suas regiões, do Brasil e do mundo.
Como na primeira versão, cada uma das terras têm um perfil composto por dados e um mapa interativo. Através deles é possível descobrir, por exemplo, em qual estágio do processo de demarcação a terra está; quais são as principais pressões e ameaças ao povo para a qual vivem; e até como evoluiu o desmatamento ou o crescimento populacional ao longo dos anos.

Tecnologia a favor dos direitos indígenas

Para Tiago Moreira dos Santos, antropólogo responsável pela edição do site, a nova versão da plataforma tem um papel político importante: “Com o site, todo cidadão, indígena ou não indígena, tem à mão informações acessíveis e objetivas sobre as ameaças a cada uma das terras no Brasil, que são fundamentais para lutar pela garantia dos direitos dos índios no contexto político que estamos vivendo”.
A nova versão foi desenvolvida por pesquisadores do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA, que sistematiza diariamente dados oficiais sobre Terras Indígenas desde a década de 1980 – quando essas informações, na forma de mapas, foram determinantes para inclusão dos direitos territoriais indígenas na Constituição Federal de 1988.
As TIs representam hoje cerca de 13% do território nacional, mas os povos indígenas ainda enfrentam grandes ameaças a seus direitos territoriais. É o caso da PEC 215/00, uma proposta legislativa que pode paralisar a demarcação de 228 terras em todo o país, e de decisões do poder Judiciário, que têm anulado demarcações já concluídas pelo Executivo. Essas medidas têm causado impacto especialmente fora da Amazônia Legal, onde o número e a área das terras reconhecidas é muito menor e a população indígena enfrenta graves situações de violência.
https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/site-de-terras-indigenas-de-cara-nova?utm_medium=email&utm_source=transactional&utm_campaign=manchetes%40socioambiental.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário