COMO COMBATER ESSA LOUCURA? O QUE ESTAMOS FAZENDO, E SEM PERDER TEMPO?
Mantenha-se no chão: é provável que 2016 seja o ano mais quente já registrado
A temperatura do mundo já está 1,2C acima dos níveis pré-industriais depois das avaliações de mais um ano de calor recorde que afeta as pessoas ao redor do mundo
Um fazendeiro indiano em seu campo de algodão seco.
Foto: Noah SEELAM / AFP / Getty Images
Os últimos números da Organização Mundial Metereológica (OMM) das Nações Unidas Mundial divulgados na segunda-feira mostrou que muito provavelmente o ano de 2016 será o ano mais quente já registrado. Esta é uma nova alta pelo terceiro ano consecutivo, e os meios de medição indicam que 16 dos 17 anos mais quentes foram registrados neste século.
Este ano viu ondas de calor ardentes da África do Sul para a Índia, o gelo ártico alcançou a segunda menor extensão e a mortalidade de corais atingiu até 50% da Grande Barreira de Coral da Austrália.
"Outro ano. Outro recorde ", disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas. "O calor extra a partir do evento El Niño poderoso desapareceu. Mas o calor do aquecimento global vai continuar ".
Por causa da mudança climática, a ocorrência e o impacto de eventos climáticos extremos subiram, disse ele, com ondas de calor e inundações que ocorriam "uma vez em uma geração" que se tornaram regulares.
Da seca na Nigéria aos prejuizos da viticultura da Finlândia, a vida de muitas pessoas em todo o mundo foi alterada pelo aquecimento global - é o que estamos tentando mostrar aqui.
Jessica Aldred, editora de produção ambiente
https://www.theguardian.com/environment/2016/nov/15/keep-it-in-the-ground-2016-likely-to-be-hottest-year-on-record?utm_source=esp&utm_medium=Email&utm_campaign=KIITG+series+2016&utm_term=199820&subid=15378156&CMP=ema-60
Nenhum comentário:
Postar um comentário