sexta-feira, 21 de outubro de 2016

POR UMA BOA POLÍTICA PARA O SEMIÁRIDO

Foi anunciado que o governo federal lançará uma campanha com o objetivo de demonstrar que a falta de água na região tem a ver com o sexto ano de seca que aflige os sertanejos, e não com falhas do governo.

Imaginem os nordestinos recebendo na tv e rádio a seguinte propaganda: “sertanejos, a falta de água em sua casa não é culpa do governo, e sim da seca que já dura seis anos; o governo está fazendo a sua parte...” E aí, muitos se perguntarão: quanto custou essa propaganda estúpida e inútil? Não poderiam usar esse recurso público em algo bom para nós?

Imaginemos duas comunidades: numa, quase todas as famílias já têm sua cisterna caseira, e algumas têm a segunda cisterna, usada para produzir alimentos básicos para a família, e com isso se ajudam a enfrentar a seca; na outra, mais sofrida, nenhuma família tem ainda sua cisterna caseira, porque a Articulação do Semiárido (ASA) não conseguiu recursos para animar a comunidade a construir, em mutirão, essas caixas de cimento e ferro para guardar a água da chuva pra ter nos tempos de seca.
Que boa notícia animaria estas duas comunidades?

Antes de responder, vale lembrar que, numa região semiárida, que não é um deserto, é normal que, volta e meia, caiam chuvas mesmo em tempos de seca. E chuvas intensas, às vezes. Há poucos dias, choveu em toda a região semiárida, mas a seca não acabou, porque essas chuvas não garantem que se possa plantar e colher normalmente.

Pois bem, é claro que a boa notícia esperada pelas duas comunidades seria esta: “o governo federal decidiu que liberará, junto com o socorro dos carros-pipa e de cestas de alimentos, recursos suficientes para que a ASA ajude todas as comunidades a construírem cisternas caseiras em todas as casas. E os primeiros recursos virão da diminuição de gastos com propaganda”.

Sem essa boa política pública, tudo que se fizer em nome do combate à seca não passará de continuidade da indústria da seca, com enriquecimento dos privilegiados de sempre e com maior empobrecimento de quase toda a população.


            Ivo Poletto, do FMCJS

[se desejar ouvir esta mensagem em programa radiofônico, entre em fmclimaticas.org.br ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário