segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CRISE ORGÂNICA E LUTA DE CLASSES

ESTOU INDICANDO UM ARTIGO DE MARCOS ARRUDA QUE CONSIDERO EXCELENTE REFLEXÃO SOBRE O TEMPO EM QUE VIVEMOS E SOBRE CAMINHOS POSSÍVEIS DE UM PRESENTE/FUTURO ESPERANÇOSO. VEJAM O RESUMO E BUSQUEM TODO SEU CONTEÚDO ATRAVÉS DO LINK ABAIXO.
Crise Orgânica e Luta de Classes
RESUMO — A crise que vive hoje o planeta Terra é orgânica ou sistêmica porque envolve ao mesmo tempo os diversos aspectos da civilização que hoje é hegemônica. O organismo inteiro da Humanidade no planeta está enfermo. As mudanças relacionadas com a Revolução da informática metamorfizam as relações sociais de produção e reconfiguram o perfil das classes sociais no planeta. Que tendências e que desafios se colocam para a humanidade? Como é possível democratizar os ganhos da produtividade e reconfigurar a Sociedade Civil, o Estado e as agências de governança mundial na perspectiva da maximização das liberdades individuais e coletivas, que permitam a universalização do desenvolvimento dos potenciais humanos e sociais em clima de paz, solidariedade e harmonia entre os humanos e com a Natureza? Que sinais existem de que outro mundo e outra humanidade são possíveis?

O autor é Socioeconomista e educador do Instituto PACS – Políticas Alternativas para o Cone Sul, Rio de Janeiro. Atua como professor visitante em universidades no Brasil e no exterior, é facilitador de cursos na UNIPAZ e no Programa Educação Gaia. É membro das redes Jubileu Sul e Diálogos em Humanidade, e membro associado do Instituto Transnacional, Amsterdam.


http://igsbrasil.org/praxis/artigos/arruda_criseorganica.php?id=arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário