sexta-feira, 14 de outubro de 2016

ATENÇÃO: MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PARANÁ

EXERCÍCIO INTERESSANTE, COORDENADO PELA FIOCRUZ, MOSTRANDO AS GRAVES MUDANÇAS CLIMÁTICAS QUE ACONTECERÃO EM FUTURO PRÓXIMO NO PARANÁ. 

A PERGUNTA A SER FEITA É ESSA: SERVE APENAS COMO INSTRUMENTO DE GOVERNO, ACEITANDO QUE ESSAS MUDANÇAS SÃO INEVITÁVEIS? OU PODEM SER DADOS DE ALERTA, DESAFIANDO A POPULAÇÃO A MUDAR O POSSÍVEL PARA DIMINUIR OU ATÉ EVITAR ESSAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

SEM RESPONDER ÀS QUESTÕES, HÁ INDICAÇÕES QUE A ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA ACONTECE EM ÁREA DE DESMATAMENTO INTENSO. E SE A MUDANÇA FOSSE RECRIAR FLORESTA NESSAS ÁREAS, SERÁ QUE O AQUECIMENTO SERÁ O MESMO? E SE O PARANÁ E TODA A HUMANIDADE DEIXAREM DE USAR FONTES FÓSSEIS, O CLIMA MUDARÁ DE MESMO JEITO? E SE NO PARANÁ - ESPECIALMENTE - E EM TODO O BRASIL E NO MUNDO O SISTEMA QUÍMICO DO AGRONEGÓCIO E DA AGROINDÚSTRIA FOREM SUBSTITUÍDOS PELA AGROECOLOGIA, EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS, TUDO CONTINUARÁ COMO PREVISTO HOJE?

A MELHOR MANEIRA DE ACOLHER E USAR OS CONHECIMENTOS ATUAIS E A CAPACIDADE DE PROJEÇÃO É TORNÁ-LOS DESAFIOS PARA A RESPONSABILIDADE ÉTICA E MORAL DA GERAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO ÀS ATUAIS E FUTURAS GERAÇÕES HUMANAS E EM RELAÇÃO À VIDA DA TERRA, MÃE DA VIDA VILMENTE MALTRATADA POR FORMAS DE VIDA DETERMINADAS E SUBMETIDAS AOS INTERESSES ECONÔMICOS DE UM PEQUENO GRUPO DE RICAÇOS.

Pesquisa Inédita, Coordenada Pela Fiocruz, Mapeia Mudanças Do Clima No Paraná

Por Reginaldo Alves (Projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima / Fiocruz Minas)
O Paraná poderá apresentar dias mais secos e mais quentes nos próximos 25 anos. De acordo com as projeções feitas, a região nordeste do estado poderá ter um aumento de até 5,6°C na temperatura e uma diminuição de 18% no volume de chuvas. Os dados são de um estudo inédito, que avaliou a vulnerabilidade de 399 municípios paranaenses à mudança do clima. A pesquisa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) faz parte do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, feito em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Clique para ampliar

A apresentação dos resultados sobre a pesquisa ocorreu durante o Seminário Indicadores de Vulnerabilidade à Mudança do Clima, realizado (10/11) em Curitiba, no Paraná. Para o coordenador do projeto, Ulisses Confalonieri, a pesquisa desenvolvida será muito útil para a administração estadual. “Por meio do estudo e da criação de uma ferramenta, um software, gestores poderão identificar quais cidades estarão mais e menos vulnerável às alterações do clima e as mais aptas a se recuperarem de possíveis impactos climáticos”, avalia o pesquisador.
Mais calor e menos chuvas
O estudo feito sobre os municípios paranaenses aponta que as populações que vivem no norte do estado, possivelmente terão que lidar com o aumento da temperatura, que poderá subir até 5°C nos próximos 25 anos. Em municípios como Jardim Olinda, São João do Caiuá e Alvorada do Sul essa elevação pode chegar a 5,6°C em relação ao período atual.
O norte do Paraná também poderá ser a região mais impactada pela diminuição no volume de chuvas. Os destaques são os municípios de Alvorada do Sul com uma redução de 17% e Porecatu com uma queda de 18% para os períodos de estiagem. A situação é diferente nas regiões sul e sudeste do estado, onde poderá ocorrer um aumento na precipitação. Por exemplo, a cidade de General Carneiro poderá ter 20% de acréscimo na pluviosidade e Palmas poderá ter 18%.
Clique para ampliar

Segundo as projeções feitas, a região sudeste do estado poderá ser a mais afetada em relação ao número de dias secos consecutivos no ano, índice chamado de CDD. As cidades de Pontal do Paraná e Matinhos, por exemplo, apresentaram os CDDs mais elevados, com um aumento de dias seguidos sem chuva de até 43% e 40%, respectivamente.
Clique para ampliar

Mudança do clima em Curitiba
Na capital paranaense e região metropolitana, a temperatura poderá aumentar mais de 3°C no período de 2041 a 2070. Essa elevação também ocorrerá no número de dias seguidos sem chuva, que pode chegar até 30%. No entanto, a precipitação se mantém quase a mesma ao ser comparada com a atualidade, apresentando um incremento de até 2%. Esse cenário ocorre por causa da concentração do volume de chuvas em espaços curtos de tempo, possibilitando o aumento de eventos extremos de origem meteorológica e doenças associadas ao clima.
Projeto e metodologia
O Paraná foi o estado escolhido para representar o sul do país no projeto, que também avalia a vulnerabilidade dos municípios à mudança do clima em outros cinco estados: Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Pernambuco.
Para a realização do estudo são consideradas informações sobre a realidade social, econômica, ambiental e de saúde atual dos municípios do estado, que são associadas a dados de previsões para o futuro do clima. A proposta não é avaliar de forma comparativa somente as cidades mais vulneráveis às possíveis alterações climáticas, mas também identificar quais são estas vulnerabilidades. A partir da combinação e análise dessas informações, é possível calcular o Índice Municipal de Vulnerabilidade (IMV).
“A vulnerabilidade é calculada a partir de três elementos – exposição, sensibilidade e capacidade adaptativa. O primeiro diz respeito ao histórico de eventos climáticos extremos dos municípios, como deslizamentos, secas, granizos e vendavais com a preservação da vegetação nativa. O segundo indica a intensidade com a qual as cidades são suscetíveis aos impactos do clima e o terceiro se relaciona com a capacidade institucional e organização dos municípios em lidar com as mudanças do clima”, enfatiza Confalonieri.
As previsões indicaram que os municípios do norte do estado foram os mais expostos à mudança do clima, devido o clima mais seco nesta região e a destruição da vegetação nativa.  Segundo os dados apontados no estudo, Querência do Norte foi a cidade mais vulnerável a este índice. Tamarana foi considerado o município mais sensível, em virtude do perfil socioeconômico da população e saneamento inadequado.
Em relação à capacidade adaptativa, Umuarama, Curitiba e Londrina foram considerados os mais adaptados para lidar com as alterações do clima, devido à existência de infraestrutura de saúde, como leitos hospitalares, plano de contingência de desastres e maior atuação da Defesa Civil. Cerro Azul seria a cidade menos adaptada.
Consequências para o estado
As previsões feitas na pesquisa indicam impactos diretos nos municípios paranaenses. Dentre eles, está a proliferação de vetores, como o Aedes Aegypti e, consequentemente, o aumento no número de doenças por causa da elevação da temperatura.
Outra consequência apontada é a possível diminuição da biodiversidade, em virtude das alterações no ciclo reprodutivo de plantas e animais. Também é importante destacar os efeitos da mudança do clima na agricultura, principalmente nas áreas que, no futuro, estarão mais quentes e com menos chuva.

in EcoDebate, 14/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário