terça-feira, 11 de outubro de 2016

A PRÁTICA DO AUTORITARISMO

Vale a pena comentar a chamada principal da grande mídia do dia 10, em que o Sr. Temer, no exercício da Presidência por caminhos no mínimo ilegítimos, afirma que o “movimento contra a PEC para teto de gastos não pode ser admitido”. Em estudos sobre o presidencialismo no Brasil, se diz que ele é meio imperial, mas o atual ocupante do cargo parece que se sente imperador mesmo.

Vamos dialogar um pouco sobre isso. O governo exige congelar os gastos federais em políticas sociais, e quer, com mudanças na Constituição, possibilitar que os governos estaduais e municipais façam o mesmo. Exige que, nos próximos 20 anos, os recursos públicos destinados a essas políticas só possam aumentar segundo a inflação.

Para isso, é preciso mudar acabar com Seguridade Social, que garante recursos públicos para as condições mínimas de vida de toda a população. Se faltarem recursos para as políticas de Saúde, Previdência Social, Assistência Social e Salário Desemprego, que constituem a Seguridade Social, muitas pessoas podem morrer por abandono da sociedade brasileira. Para evitar isso, a Constituição exige que a Seguridade Social tenha um orçamento próprio, sem teto predefinido. Mas de 1988 até hoje, por mais que os movimentos sociais tenham cobrado, os governos, o Congresso e o Judiciário não colocaram isso em prática. E agora, o governo quer mudar a Constituição, impondo um criminoso teto de gastos só em relação aos mais pobres, sacrificando até o seu direito de sobrevivência.

Como são decisões que mexem com a vida ou a morte de pessoas, nenhum presidente pode proibir um movimento contra esse descalabro. Temos o direito de fazer um movimento forte exigindo que essa decisão só possa ser tomada por uma consulta plebiscitária a todos os cidadãos, e não por um governo e um Congresso dominados por ricos, que não precisam da Seguridade Social, e com muitos deles envolvidos em práticas de corrupção. Na verdade, só haverá justiça social quando houver justiça fiscal, quando os ricos contribuírem o justo em favor de toda a sociedade.

           Ivo Poletto, do FMCJS


[Programa de Rádio, que pode ser ouvido e utilizado no link abaixo:
http://fmclimaticas.org.br/wp-content/uploads/2016/10/progr-193-A-pr%C3%A1tica-do-autoritarismo.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário