segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PORTO ALEGRE: CARROS ELÉTRICOS DOBRÁVEIS EM 2015

SERÁ 2015 O ANO DOS CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL? MAIS DO QUE ISSO: SERÁ 2015, FINALMENTE, O ANO DE ADOÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA SOLAR NO BRASIL? SEM ISSO, O CARRO ELÉTRICO AINDA DEPENDERÁ DE ENERGIA GERADO COM QUEIMA DE CARVÃO - ESPECIALMENTE NO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA -, DE DIESEL E DE GÁS, OU DE HIDRELÉTRICAS COM CADA DIA MENOS ÁGUA, OU DE AMEAÇADORAS USINAS NUCLEARES - E ISSO NÃO É NADA BOM PARA NÓS E UM DESASTRE PARA O MEIO AMBIENTE DA VIDA CRIADO E MANTIDO PELA TERRA.

QUE VENHAM MEIOS DE TRANSPORTE ELÉTRICOS, MAS QUE VENHA, ANTES E JUNTO, A ENERGIA ELÉTRICA SOLAR DESCENTRALIZADA, NOS TELHADOS DAS CASAS E OUTRAS CONSTRUÇÕES, NAS PRAÇAS E EM TODA A ILUMINAÇÃO PÚBLICA, NOS PRÓPRIOS TRENS E TETOS DOS CARROS... E TUDO ISSO PODE SER DESENVOLVIDO POR AQUI, COM NOSSOS CONHECIMENTOS, TECNOLOGIAS E, DE MODO MUITO ESPECIAL, PELA ESPETACULAR INSOLAÇÃO EXISTENTE EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, COM ABUNDANTES RAIOS DE SOL QUE PODEM SER TRANSFORMADOS EM ENERGIA ELÉTRICA.

carro-eletrico-ecod

PORTO ALEGRE TERÁ ALUGUEL DE CARROS ELÉTRICOS DOBRÁVEIS EM 2015

por EcoD
Em novembro de 2014, você viu aqui no EcoD, que Recife anunciou o primeiro sistema de compartilhamento de carros elétricos do Brasil, que opera desde dezembro. Agora, a boa notícia vem de Porto Alegre: a capital gaúcha contará com um serviço semelhante, ainda em fase de testes, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Similar ao Bike Poa, o projeto Sivi (Sistema Veicular Inteligente) vai beneficiar primeiro a comunidade universitária, uma vez que as duas primeiras estações, cada uma com um carro, ficarão nos campi Centro e do Vale. A tarifa será de R$ 24. O carro elétrico chega à 70 km/h e não é poluente como o convencional, movido a combustíveis fósseis, é isento de IPVA e roda a cerca de R$ 0,10 por quilômetro.

Criado por estudantes da pós-graduação, que montaram a startup MVM Technologies, o sistema poderá chegar em toda a capital. “Temos um planejamento para segunda etapa, tornando possível um serviço de escala, em Porto Alegre. Fora disso, a expansão para região metropolitana, o que é possível , temos que ver um prazo mais longo”, explicou o diretor executivo da empresa, Lucas de Paris, ao site Conecte.

O modelo, já implantado nos Estados Unidos, China e Europa, permite ao usuário pegar o carro em vagas ou garagens espalhadas pela cidade e devolvê-lo, depois, em um período determinado. Outra cidade brasileira que deve implantar o sistema ainda em 2015 é o Rio de Janeiro. Será que este será, enfim, o ano dos carros elétricos aqui no Brasil?

Foto: Reprodução

Matéria do site EcoDesenvolvimento
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário