quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A IMPORTÂNICA DA BIODIVERSIDADE

Tive oportunidade de participar do Fórum Social Temático sobre Biodiversidade, realizado em Manaus nos dias 26 e 30 de janeiro, junto com entidades e pessoas que criticam o sistema capitalista globalizado neoliberal e, ao mesmo tempo, lutam por outro mundo, que é possível e urgentemente necessário.

A biodiversidade não tem vez no projeto capitalista. Basta ver como impõe as monoculturas. Em áreas em que antes havia uma cobertura vegetal com enorme diversidade, e um sem número de outros seres vivos, no subsolo, no solo, nas plantas, agora só se planta um tipo produto, porque tudo é feito em vista da venda para a indústria, e as próprias sementes já são produzidas e vendidas por grandes laboratórios.

Se deixarmos que esse tipo de projeto de crescimento econômico tomar conta de todos os territórios do planeta, daremos adeus à biodiversidade. E com esse adeus, estaremos mudando tudo o que a Terra criou para gerar o ambiente que tornou possível a existência da vida humana. Não foi por acaso que o ser humano é um dos mais recentes seres vivos da Terra. É que ele, por ser muito frágil, só conseguiria viver no meio de um jardim com grande variedade de seres vivos, só vive em meio à biodiversidade, e todas as formas de vida só se reproduzem com o calor do sol e com a proteção da atmosfera. Devemos reconhecer, então, e agradecidos, que a Terra foi mãe generosa e cuidadosa ao criar a biodiversidade para termos um ambiente favorável à nossa vida.   

O aquecimento do planeta e as mudanças climáticas que nos atormentam e ameaçam nosso futuro são produtos desse sistema de produção e de vida que declarou guerra à biodiversidade, tentando corrigir a obra da Terra e impondo um caminho que nega a diferença, nega todas as relações que são necessárias à vida. O que os capitalistas querem é concentração sem fim da riqueza, mesmo se isso gera miséria e morte por fome na outra ponta da humanidade, e se cria grande dificuldade de vida para a maioria dos seres humanos, e mesmo se isso destrói o ambiente da vida na Terra.

O que fazer para livrar-nos dessa cegueira? Em 2015, precisamos fazer o máximo possível para que os governos do mundo, que se reunirão em Paris, em dezembro, tenham coragem de libertar-se do domínio das grandes empresas para assumir os acordos necessários para salvar a vida na e da Terra.

[texto de programa radiofônico, a ser baixado em www.fmclimaticas.org.br ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário