sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

MOVIMENTO CATÓLICO GLOBAL PELO CLIMA

POR HOJE, A ALEGRIA DA NOTÍCIA, QUE GERA ESPERANÇA E AUMENTO DO COMPROMISSO DE CATÓLICOS CONTRA O QUE CAUSA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS QUE PREJUDICAM ESPECIALMENTE OS MAIS EMPOBRECIDOS.

PARA LOGO MAIS, A DECISÃO DE ENTRAR E REFORÇAR ESTA NOVA REDE, CONTANDO COM A APROVAÇÃO DAS ENTIDADES QUE CONSTITUEM O FÓRUM MUDANÇAS CLIMÁTICAS E JUSTIÇA SOCIAL.

DIVULGUEM E MEXAM COM OS CATÓLICOS QUE AINDA NÃO DESPERTARAM PARA ESSA RESPONSABILIDADE DE NOSSO TEMPO COMO PARTE DE SUA MISSÃO E DA VIVÊNCIA DO SEGUIMENTO DE JESUS DE NAZARÉ.

Lançam o ‘Movimento Católico Global pelo Clima’ antes da visita papal às Filipinas

Um conjunto de organizações e líderes católicos de todo o mundo anunciaram hoje sua colaboração com um movimento que trabalha para um futuro climático sustentável. Composto por leigos e clérigos, teólogos, cientistas e ativistas, oMovimento Católico Global pelo Clima (MCGC) emitiu uma declaração que contém suas crenças e missão, constituindo a primeira vez que um grupo católico deste tipo uniu suas forças para trabalhar na problemática da mudança climática.
A reportagem foi publicada por Religión Digital, 14-01-2015. A tradução é de Benno Dischinger.
A declaração apóia os ensinamentos católicos em temas de meio ambiente e faz um chamamento à oração e à ação em meio à comunidade católica do mundo. O Cardeal Tagle, arcebispo de Manila, apresentará a iniciativa ao Papa Francisconesta semana, durante sua viagem às Filipinas.
Segundo o DrPablo Canziani, um cientista do clima da Argentina que participa do MCGC: “As conversações sobre a crise climática têm dado enfoque historicamente mais sobre argumentos intelectuais do que sobre as profundas implicações de caráter espiritual e moral de nossa incapacidade para cuidar da criação de Deus”.
“As preocupações de nosso grupo se baseiam nas Sagradas Escrituras e na tradição da Igreja. Desde o Gênesis até oApocalipse, os Católicos aceitam como revelação a verdade que a criação e seu fim são um bem que devemos abraçar e cuidar. Em resposta ao que Deus deu à espécie humana – ar puro, água para manter a vida, os frutos das colheitas da terra e a generosidade do mar – somos chamados a honrar Deus nosso Criador por estas muitas bênçãos”, disse o Dr. Canziani.
Patrick Carolan, diretor executivo da Rede de Ação Franciscana, que também é membro do grupo, explicou a declaração dizendo: “Citando ensinamentos do Papa Francisco e dos bispos das Filipinas, este comunicado chama os católicos a promover os ensinamentos da Igreja, apreciar sua responsabilidade moral de atuar, criando consciência sobre a mudança climática e seus efeitos, sobretudo nos pobres e nas gerações futuras. Convidam-se os católicos a participarem em futuras ações que busquem um forte acordo internacional sobre o clima, e se recomendam todos os nossos esforços a Jesus Cristo, que faz novas todas as coisas”.
Desde as Filipinas, a coordenadora da Pastoral de Ecologia da Arquidiocese de ManilaLou Arsenio, agregou: “O movimento planeja promover a criação de redes e o intercâmbio de informação sobre a mudança climática entre as organizações católicas através de fronteiras nacionais, para obter maior compreensão do ensinamento católico sobre o cuidado da criação de Deus, e para responder às preocupações do Papa Francisco e de outros líderes da Igreja sobre a mudança climática. Convidamos todos os leigos e as organizações católicas a unirem-se a este esforço emwww.CatholicClimateMovement.global/español, tanto para gerar consciência sobre este importante tema como para atuar na esfera pública”.
O lançamento do MCGC coincide com a viagem do Papa Francisco às Filipinas, onde se reunirá com sobreviventes desuper tifón Haiyan, que se considera que está relacionado com a mudança climática, e que tem lugar num momento em que a comunidade Católica está à espera da próxima encíclica sobre a ecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário