sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

2014: O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

ISSO SÓ VAI CONFIRMANDO O DRAMA CRIADO PELA PRÓPRIA HUMANIDADE, E ESPECIALMENTE PELOS QUE PROMOVEM E IMPÕEM O SISTEMA CAPITALISTA, COM CRESCIMENTO ECONÔMICO SEM FIM.

SERÁ QUE OS GOVERNOS ESTARÃO LIVRES PARA TOMAR AS MEDIDAS ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIAS PARA CONTER ESSE AQUECIMENTO NA COP 21, DE PARIS?

PRECISAMOS AGIR, TODOS E TODAS, FAZER VALER NOSSO DIREITO DE LUTAR PELA VIDA, A NOSSA, A DE TODOS OS SERES VIVOS E A DA PRÓPRIA TERRA. FAÇA O QUE PODE EM SUA LOCALIDADE E REGIÃO E PARTICIPE E REFORCE INICIATIVAS MAIS AMPLAS DE PRESSÃO SOBRE OS GOVERNANTES. SÓ ASSIM ELES SE LIBERTARÃO DO PODER DAS EMPRESAS QUE, LOUCAS POR LUCROS IMEDIATOS, SE NEGAM E QUEREM IMPEDIR QUE A HUMANIDADE MUDE SEU MODO DE VIDA, CONVIVENDO COM A TERRA.

O ano de 2014 foi o mais quente na história moderna
9

Em Miami
138259
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • Nasa
    Mapa colorido exibe a temperatura global de 2014
    Mapa colorido exibe a temperatura global de 2014
O ano de 2014 foi o mais quente do planeta desde o início dos registros em 1880, revelou nesta sexta-feira um esperado relatório divulgado pela Agência Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Dezembro também marcou uma temperatura média na superfície da Terra e dos oceanos sem precedentes nos últimos 134 anos para este período do ano, acrescentou a NOAA.

Para o ano, a temperatura média se situa entre 0,69 °C acima do média do século 20, superando as marcas prévias de 2005 e 2010, de 0,04 °C .

O relatório da agência disse que o recorde de aquecimento se propagou pelo mundo.

Entre as regiões do mundo onde foram registrados recordes de calor estão a Rússia, o oeste do Alasca, o ocidente dos Estados Unidos, algumas zonas da América do Sul, parte do litoral australiana, norte da África e quase toda a Europa.

A agência disse ainda que as medições realizadas pela Nasa de forma independente chegam às mesmas conclusões.
Recorde no mar e na terra

Quando são analisadas separadamente as superfícies da terra e dos oceanos, ambos registros também marcam recordes.

Globalmente, a temperatura média da superfície dos mares foi a maior da história, 0,57 °C acima da média do século 20, enquanto a da superfície da terra ultrapassou em 1 °C esta mesma média.

Com relação à neve, a NOAA constatou que neve média anual no hemisfério norte foi de 64,62 milhões de quilômetros quadrados, "perto da média dos registros históricos".

A primeira metade de 2014 registrou menos neve do que o normal, mas o segundo semestre registrou mais do que a média.

O gelo polar e oceânico seguem derretendo no Árctico, privando os ursos polares de seus habitats e provocando mudanças climáticas que afetam regiões muito distantes em todo o mundo.

A média mundial de gelo no oceano Ártico foi de 28.460.000 km², a menor área nos 36 anos em que os cientistas têm feito registros.

No outro pólo, na Antártida, o gelo marinho caiu pelo segundo ano consecutivo, aos níveis mais baixos já registrados: 33.870.000 km², segundo a NOAA.

Dezembro também teve temperaturas recordes. As temperaturas médias combinadas nas superfícies terrestres e marítimas foram maiores do que qualquer outra na história.

A temperatura média do mês foi 0,77 ºC acima da média mundial. "Este foi o dezembro mais quente no período de 1880 a 2014", disse a NOAA.
Seca em São Paulo
No início de dezembro, a OMM (Organização Meteorológica Mundial), uma das agências da ONU, havia antecipado que 2014 seria o ano mais quente já registrado no mundo. Na ocasião, a agência citou a seca em São Paulo como exemplo dos problemas que as grandes cidades poderiam começar a sofrer diante das mudanças climáticas.
A OMM afirmou que o Brasil foi um dos países que mais sofreu com a onda de calor.No Sul do País, as temperaturas bateram recordes para o mês de outubro. Argentina, Paraguai e Bolívia também tiveram marcas inéditas, assim como a África do Sul e a Austrália.
A seca também foi registrada na China, na Austrália e no Canadá e, em Estados americanos, como Califórnia, Nevada e Texas, a quantidade de chuva foi inferior a 40% da média registrada entre 1961 e 1990.
A confirmação de que 2014 foi o mais quente desde 1891 também foi feita pela JMA (Agência Meteorológica Japonesa (JMA) e pelo Met Office (Agência Meteorológica do Reino Unido). A entidade japonesa ainda destacou que os 10 anos mais quentes da história foram registrados de 1998 em diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário