segunda-feira, 19 de maio de 2014

FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO SOBRE ENERGIA



Um conjunto de entidades da sociedade civil, de que faz parte o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, lançou no dia 15 de maio, na Câmara Federal, o Fórum Social Temático “Energia para quê? para quem? como?”, que será realizado nos dias 7 a 10 de agosto deste ano em Brasília.

Este Fórum faz parte das iniciativas ligadas ao Fórum Social Mundial, e será um dos mais de 40 Fóruns que acontecerão em diferentes regiões do mundo. Parte deles irão refletir e agir em relação a problemas e desafios de regiões ou países, e outra parte tratarão de temas específicos, como é o caso da Energia. Estas iniciativas têm em comum a luta contra o neoliberalismo capitalista, que tem seu Fórum Econômico Mundial.

O Fórum Social Temático Energia tem como objetivo colocar em debate público a matriz e a política energética do Brasil e, a depender da presença de pessoas e entidades de outros países, também os desafios ligados à Energia em outras partes do planeta. Além disso, deseja que sejam conhecidas e reforçadas articulações nacionais e internacionais para enfrentar e modificar a dependência da produção e venda da energia por empresas capitalistas neoliberais multinacionais, explorando as pessoas humanas e a natureza.

Como nos demais fóruns, o que está sendo proposto por nós sobre Energia está aberto às entidades, movimentos, pastorais que desejarem promover algum tipo de atividade sobre a temática. As entidades promotoras não centralizam a organização da programação; elas facilitam a realização das iniciativas que serão propostas. Para isso, já contam com a parceria da Universidade Nacional de Brasília, UNB, para garantir os espaços e a infraestrutura básica para as atividades que serão realizadas. No dia 10, o Fórum Temático Energia será encerrado com uma feira de iniciativas ligadas a Energia no Parque da Cidade.

Como se pode perceber, o Fórum será o que os movimentos, entidades, pastorais fizerem dele. Por isso, já estão abertas as inscrições de atividades e de propostas de fóruns de debate sobre dimensões da Energia que desejarem aprofundar. É importante inscrever quanto antes para que outras entidades possam aderir e reforçar o debate, a troca de experiências, a articulação de ações. Para isso, está no ar o Site www.fst-energia.org . Entrem nele, informem-se, colaborem, proponham atividades e organizem delegações que participarão do FST-Energia em agosto em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário