sexta-feira, 23 de maio de 2014

ENERGIA SOLAR: CHINA E ÍNDIA AVANÇAM. E O BRASIL?

OS DADOS: A CHINA JÁ PRODUZ 20 GW, MAS DEVERÁ PRODUZIR 70 GW DE ENERGIA SOLAR EM 2017. E A ÍNDIA, QUE PRODUZ 2,6 GW, PLANEJA PRODUZIR 22 GW ATÉ 2022.

ENQUANTO ISSO, A PRODUÇÃO BRASILEIRA ESTÁ EM 13 MW, OU 0,013 GW! E A ENERGIA NUCLEAR NEM CONSTA PRATICAMENTE DOS PLANOS DA TAL POLÍTICA ENERGÉTICA. 

ESTÁ MAIS DE QUE JUSTIFICADA A ORGANIZAÇÃO DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO "ENERGIA PARA QUÊ? PARA QUEM? COMO?", NOS DIAS 7 A 10 DE AGOSTO DESTE ANO. ENTREM NO SITE fst-energia.org E VEJAM COMO PARTICIPAR DELE.



IHU - Quinta, 22 de maio de 2014
China e Índia revelam planos ambiciosos para energia solar
Chineses desejam triplicar sua capacidade instalada até 2017; governo indiano pretende usar solar para resolver o problema do país de ter 400 milhões de pessoas ainda sem acesso à eletricidade.

A reportagem é de Fabiano Ávila, publicada pelo sítio CarbonoBrasil, 20-05-2014.

Já há algum tempo a Ásia tem aparecido como o grande destaque mundial quando o assunto é a expansão das energias renováveis, e novos anúncios nos últimos dias reforçam ainda mais essa posição de liderança.
O governo chinês divulgou que pretende triplicar sua capacidade solar instalada para alcançar 70 GW até 2017. Para se ter uma noção da quantidade de energia que isso significa, o recorde de consumo no Brasil, batido em janeiro deste ano, foi de pouco mais de 80 GW.
“A nova meta deverá ser facilmente alcançada se a China continuar com o atual ritmo de construção de instalações solares”, afirmou Wang Xiaoting, analista da Bloomberg New Energy Finance.

A China está expandindo o uso da energia solar em uma taxa sem precedentes. Em 2010, o país possuía apenas 5 GW, e, no ano passado, a marca já estava acima dos 20 GW.
No entanto, a geração limpa de energia ainda representa uma pequena parcela da matriz chinesa. Em 2013, a fatia das fontes alternativas era de apenas 9%. A estimativa é que essa porcentagem suba para 11,4% em 2015 e 15% até 2020.
Índia

A recente eleição de Narendra Modi para o cargo de primeiro-ministro foi saudada por muitos grupos ambientalistas como o possível começo de uma nova era para uma Índia de baixo carbono. Isso porque, quando Modi governou o estado de Gujarat, colocou em prática algumas das leis e programas mais inovadores em termos de energias limpas da história da Índia.

Em uma demonstração de que o novo primeiro-ministro deve mesmo distanciar seu país da dependência do carvão, oficiais do governo afirmaram que Modi expandirá a capacidade solar indiana de forma que pelo menos uma lâmpada em cada residência seja alimentada por esse tipo de energia até 2019.

O objetivo central de Modi seria levar eletricidade para os 400 milhões de indianos que ainda não têm acesso à rede elétrica.

Segundo Narendra Taneja, um dos responsáveis pelas políticas de energia do Partido do Povo Indiano, do qual o novo primeiro-ministro é filiado, as fontes limpas serão a prioridade do governo.

“A solar, em particular, tem o potencial de criar empregos e suprir a demanda por eletricidade em residências que estão distantes da rede de distribuição”, afirmou Taneja à Bloomberg.
A capacidade solar instalada atualmente na Índia é de 2,6 GW. O governo anterior fixou como objetivo elevar essa marca para 20 GW até 2022, mas esse número deve aumentar com Modi no poder.
Enquanto isso, no Brasil, a capacidade solar instalada conectada à rede é de pouco mais de 13 MW, ou 0,013 GW, segundo o Banco de Informações de Geração (BIG) da ANEEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário