segunda-feira, 19 de maio de 2014

FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO "ENERGIA PARA QUÊ? PARA QUEM? COMO?"

LANÇAMENTO DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO DE ENERGIA

Diversas entidades ligadas à questão energética estiveram reunidas na Câmara Federal para o Lançamento do Fórum Social Temático Energia (FST Energia), no dia 15 de maio. Na ocasião, os participantes debateram sobre a urgência em se refletir as grandes matrizes energéticas, os afetados por grandes construções e a descentralização de energia, por exemplo.

Chico Whitaker, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (FBJP), lembrou sobre a importância de se participar do Fórum Social Temático. “Devemos garantir uma grande diversidade de entidades participando”, disse ele. Chico lembrou que o FST Energia segue a metodologia do Fórum Social Mundial, e que portanto as atividades devem ser propostas pelos próprios participantes. “Sem as entidades, o Fórum Social não existe”, completou.

“Nós achamos que as usinas hidrelétricas são limpas, mas elas escodem as maiores mentiras sobre produção de energia sustentável” disse Ivo Poletto, do FMCJS. Poletto lembrou que as barragens destroem ecossistemas, desalojam comunidades tradicionais e favorecem aos grandes interesses econômicos, que não estão preocupados com as questões ambientais e sociais. “O capital se aproveita de todas as formas para prevalecer”, lembrou ele.

O lançamento também contou com a presença de Maria Eliene, uma pescadora que teve sua comunidade afetada pela construção de usinas eólicas. “Eles vieram, construiram a usina com nossa mão de obra e depois nos deixaram de lado”, denuncia Maria. Ela conta que a comunidade pensava ter a contrapartida de uma energia mais barata, mas isso não aconteceu. Ao contrário, a empresa impede, inclusive, que os pescadores façam sua rota cotidiana para o alto mar através de seguranças das empresas. “Já colocaram até arma na cabeça de trabalhadores. Não somos contra as usinas eólicas, mas essas construções não podem acontecer sem a participação das comunidades”, desabafou ela.
Na ocasião, também foram abertas as inscrições para o Fórum, que podem ser realizadas através do site: http://fst-energia.org. Você também pode acompanhar notícias do Fórum através do facebook (facebook.com/fst.energia) ou pelo Twitter (twitter.com/FSTEnergia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário