segunda-feira, 22 de outubro de 2018

MANIFSTO INTERNACIONAL CONTRA O FASCISMO NO BRASIL

NO MUNDO, HÁ OS QUE TÊM JUÍZO E NOS CONVIDAM A SERMOS RESPONSÁVEIS COM NOSSO DIREITO AO VOTO. SE VOCÊ AINDA TEM DÚVIDA, VEJA O QUE ELES DENUNCIAM.

Cerca de 500 personalidades, entre escritores, políticos e defensores de direitos humanos assinaram um manifesto expressando “o mais profundo repúdio” ao candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, que disputa com Fernando Haddad (PT) o segundo turno no próximo domingo (28/10).
Segundo os signatários, as posições defendidas por Bolsonaro – “calcadas em valores xenófobos, racistas, misóginos e homofóbicos” – “atentam contra uma sociedade livre, tolerante e socialmente justa”.
Entre os que assinam o texto, estão o ex-presidente do Uruguai, José Mujica; Bernie Sanders, senador e ex-candidato à Presidência dos EUA; Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina; o linguista norte-americano Noam Chomsky; o historiador James Green e o ex-presidente mexicano Vicente Fox, dentre outros.
MANIFESTO INTERNACIONAL CONTRA O FASCISMO NO BRASIL

Nós, mulheres e homens de várias partes do mundo comprometidos com a Democracia e os Direitos Humanos, expressamos o mais profundo repúdio ao candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, que disputa o segundo turno da eleição presidencial no Brasil no próximo 28 de outubro.

As posições que o candidato tem sustentado ao longo de sua vida pública e nesta campanha eleitoral são calcadas em valores xenófobos, racistas, misóginos e homofóbicos.

O candidato de extrema-direita defende abertamente os métodos violentos utilizados pelas ditaduras militares, inclusive torturas e assassinatos.

Tais posições atentam contra uma sociedade livre, tolerante e socialmente justa.

A decisão que o povo brasileiro tomará no segundo turno das eleições presidenciais constituirá uma escolha de transcendental importância entre a liberdade e o pluralismo e o obscurantismo autoritário, com impactos duradouros não só para o Brasil mas para toda a América Latina e Caribe e o mundo.

Conclamamos as brasileiras e brasileiros a refletirem sobre a gravidade deste momento histórico.


Entre a democracia e o fascismo não pode haver neutralidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário