quarta-feira, 24 de outubro de 2018

AMAZÔNIA: COMBATER A GRILAGEM COMO ROUBO, CRIME

CLIMAINFO, 24 outubro 2018

A AMAZÔNIA MERECE UMA LAVA-JATO PARA COMBATER DESMANDOS

Artigo do jornalista Alexandre Mansur faz um paralelo entre a corrupção desvendada pela Lava-Jato e os crimes praticados pela disputa pela terra na Amazônia. Mansur toma os resultados de uma pesquisa realizada recentemente sobre as atitudes dos brasileiros em relação à temas socioambientais ligados à região. 

A primeira constatação é quase que esperada - o brasileiro reconhece a importância da região e que esta é merecedora de proteção e atenção. Também entende que não é preciso sacrificar a floresta em nome do desenvolvimento, como muita gente apregoa. 

Importante foi descobrir que os brasileiros “associam a apropriação de terra pública com desvio ético. Para eles, é o mesmo que o roubo e a corrupção que gerou horror nos escândalos revelados pela operação Lava-Jato. Porque em ambos os casos envolvem perdas do bem público. Eles sentem indignação e repulsa quanto à forma de fazer política por meio de favorecimentos”. 

Para Mansur, “está na hora de pegar carona nesse sentimento e pensar em mensagens que apelem para a legalidade. Para o senso de responsabilidade. Para ética. Para o combate à bandidagem na Amazônia. Lembrando que quem depreda uma área pública é criminoso. Quem ocupa floresta pública para especular é invasor de terra. Quem rouba madeira de área de uso sustentável é ladrão. Campanhas que reconheçam esse sentimento terão mais força. Serão as campanhas capazes de nos unir em torno de nossa natureza comum.”

https://exame.abril.com.br/blog/ideias-renovaveis/precisamos-de-uma-lava-jato-da-floresta

Nenhum comentário:

Postar um comentário