domingo, 16 de agosto de 2015

POR UM CRISTIANISMO A SERVIÇO DA AMAZÔNIA

Será realizada, entre os dias 17 e 20, a reunião do conselho ampliado da Rede Eclesial Panamazônica - REPAM. É uma iniciativa apoiada pelo Conselho Episcopal Latino-americano, CELAM, e pelas conferências episcopais dos países que dividem entre si a responsabilidade pela presença evangélica da igreja católica na Amazônia.

A Amazônia é um imenso bioma, com a extensão de 7.702.264 km2, compartilhado entre o Brasil, com 60% da área, e o Peru, a Colômbia, a Bolívia, o Equador, a Venezuela, a Guiana, a Guiana Francesa e o Suriname.  

Como se sabe, uma área igual a três vezes do estado de São Paulo já foi totalmente desmatada na Amazônia brasileira, e algo parecido aconteceu nos demais países. Por causa do desmatamento em todo o planeta, estão na panamazônia de hoje mais de 30% das florestas e da biodiversidade, e continuam ameaçadas por projetos capitalistas de mineração, hidrelétricas, extração de petróleo, agronegócio.

Com a contínua derrubada da floresta, diminui a produção de umidade, e o rio aéreo, com mais água na forma gasosa do que o rio Amazonas, já não garante as chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, agravando a crise de água para a população e para outros usos.

Nesse contexto, qual a missão do cristianismo na Amazônia? Cabe-lhe, com certeza, a defesa e promoção da vida dos povos e comunidades, bem como da vida da própria Amazônia. Junto com toda a população, cabe-lhe enfrentar o desafio de produzir o necessário para uma vida simples e digna sem destruir a natureza, convivendo com o bioma. A missão do cristianismo é reunir pessoas que aceitam o convite de Jesus de Nazaré para anunciar o Reino de Deus, que se torna visível quando todas as pessoas têm vida e vida em abundância, quando as pessoas amam às demais ao ponto de dar sua vida por elas, e quando a natureza, a Terra, é cuidada como a Casa comum de todos os seres vivos.
            Ivo Poletto, do FMCJS  





Nenhum comentário:

Postar um comentário