sexta-feira, 28 de agosto de 2015

1º DE SETEMBRO: DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO

BELEZA DE NOTÍCIA: MAIS UMA IGREJA, A DA INGLATERRA, ADERE AO CONVITE DE CONVOCAR AOS SEUS MEMBROS A REZAREM PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO NO DIA 1º DE SETEMBRO. A IGREJA ORTODOXA JÁ O FAZ DESDE 1089, E A IGREJA CATÓLICA ENTRA AGORA NESTA MOBILIZAÇÃO DE ESPIRITUALIDADE. TOMARA QUE OUTRAS IGREJAS E OUTRAS RELIGIÕES SE SOMEM A ESTA PRÁTICA, AJUDANDO A DESPERTAR A CONSCIÊNCIA DE MAIS PESSOAS EM RELAÇÃO À GRAVE SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A TERRA.

VAMOS ESPALHAR ESTA BOA NOTÍCIA E ADERIR AO CONVITE? VALE A PENA!

Igreja da Inglaterra junta-se a oração mundial pelo cuidado da criação

O Reverendo Nicholas Holtam, bispo da Igreja da Inglaterra designado para acompanhar e promover atividades em torno do meio ambiente, convocou as congregações a se unirem ao Papa Francisco, ao Patriarca Bartolomeu, aos membros da Igreja Anglicana em todo o mundo e aos cristãos em geral para jejuar e orar pelo cuidado da criação no próximo dia 1º de setembro.
O texto foi publicado por Anglican Communion News Service, 27-08-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa
Assim se expressou o bispo:
“Fará um bem para nós todos parar, jejuar, pensar e orar sobre a necessidade de cuidar da boa porém frágil criação de Deus. Vivemos numa época em que a atividade humana tem causado uma redução dramática da biodiversidade da terra, uma época em que as pessoas estão causando alterações no clima através do uso depravado de combustíveis fósseis. Surgiu um consenso sobre a necessidade de nos movermos em direção a uma economia de baixo carbono”.
“Independentemente de quais sejam as dificuldades científicas, econômicas e políticas que estiverem em jogo, estamos diante de um problema espiritual também. Orar ajuda a clarear o que queremos e fortalece a nossa determinação para que a vontade de Deus seja feita sobre a terra assim como o é nos céus. No dia 1º de setembro, junte-se à oração pelo cuidado da criação”.
Este compromisso, o mais recente da Igreja da Inglaterra para com um futuro de baixo carbono, busca se juntar a iniciativas de outras denominações, entre elas a Igreja Ortodoxa, que vem celebrando um Dia da Oração pelo Meio Ambiente em 1º de setembro desde 1989; e a Igreja Católica de Roma. O Papa Francisco criou um “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação” para a Igreja Católica. Este será realizado anualmente na mesma data.
Outros integrantes da Igreja Anglicana ao redor do mundo comprometeram-se em apoiar na oração do dia 1º de setembro pela justiça climática, incluindo o arcebispo de Cidade do Cabo e primaz da Igreja Anglicana da África do Sul, o Reverendíssimo Dr. Thabo Makgoba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário