segunda-feira, 17 de agosto de 2015

GOVERNANTES, DEIXEM OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO SUBSOLO E INVISTAM NA ENERGIA RENOVÁVEL!

A INICIATIVA É DO 350.ORG EM TODO O PLANETA, MAS ELA SÓ PRODUZIRÁ FRUTOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO, SEBSCREVENDO E CONVOCANDO AMIGAS E AMIGOS A FAZEREM O MESMO.

Amig@s,

2015 está no caminho para se tornar o ano mais quente da história dos registros climáticos. Em dezembro deste ano, centenas de governantes do mundo todo se reunirão em Paris para tentar firmar um acordo global sobre o clima. Será o maior encontro do tipo desde 2009 e, provavelmente, representará um marco para o nosso movimento global.

Em Paris, nossos governantes devem entrar em um acordo sobre uma meta compartilhada para a ação climática, baseada em planos nacionais que os governos têm elaborado durante este ano; mas o cenário não é muito favorável. Tudo que tem sido discutido permitirá que as comunidades que menos poluíram sejam devastadas por enchentes, pelo aumento do nível do mar e por outros desastres.

É a receita para um fracasso global, em um momento em que a energia renovável está se tornando uma força econômica revolucionária que poderia impulsionar uma transição justa e o abandono dos combustíveis fósseis. Clique aqui para unir-se a nós e pedir aos líderes mundiais que deixem os combustíveis fósseis no subsolo e invistam em uma transição para 100% de energia renovável até 2050.

Nosso movimento cresceu muito e se revela toda vez que um novo líder se manifesta para declarar que precisamos deixar os combustíveis fósseis no subsolo ou que uma universidade, igreja ou fundo de pensão retira seus investimentos dos combustíveis fósseis. O problema é o poder da indústria de combustíveis fósseis.

As negociações em Paris podem ser um sinal de que os governantes mundiais falam sério a respeito de deixar os combustíveis fósseis no subsolo. Se elas falharem, incentivarão a indústria de combustíveis fósseis e exporão mais comunidades à extração tóxica e aos desastres climáticos.

As soluções são óbvias: precisamos parar de explorar e de queimar combustíveis fósseis, começar a construir infraestrutura para energia renovável em todos os lugares possíveis e assegurar que as comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas tenham os recursos de que precisam para reagir à crise. 

A época de sentir-se impotente diante do caos climático já acabou. Independente do resultado das negociações, precisamos pressionar para que eles façam jus aos princípios da justiça e da ciência.

Após vários meses de consultas com a nossa rede global, apresentamos o plano para o que eu chamo de "O caminho por Paris": o plano para fazer com que o nosso movimento cresça e que os líderes mundiais tomem as atitudes necessárias.

Em setembro lançaremos um projeto global para fazer com que nosso movimento cresça antes e depois das negociações de Paris. No dia 10 de setembro, Bill McKibben, Naomi Klein e outras pessoas se reunirão com líderes globais do movimento em Nova York, para estruturar nossa visão sobre o caminho que temos pela frente. Depois, no dia 26 de setembro, comunidades de todo o mundo participarão de workshops para planejar as ações dos próximos meses. Em seguida, acredito que teremos vários meses de muita atividade, à medida que as comunidades transmitam a mensagem de que não podemos mais ficar parados esperando.

As negociações em Paris começam no dia 30 de novembro e duram duas semanas. Mas antes das negociações começarem, o mundo se reunirá em um fim de semana de ação global, ao mesmo tempo em que ocorrerá uma enorme marcha nas ruas de Paris. Durante as negociações, a equipe da 350.org local se esforçará para mantê-lo atualizado sobre os avanços mais importantes. Após a conclusão das negociações, planejamos fazer uma grande ação em Paris no dia 12 de dezembro, para assegurar que as pessoas – e não os políticos – tenham a última palavra.

Mas o mais importante é que não pararemos por aí. Gostaria que vocês marcassem nos seus calendários o mês de abril de 2016. Neste mês, nós nos mobilizaremos em um onda global de ação como você nunca viu antes. Não será uma grande marcha em uma cidade nem ações locais dispersas. Será uma onda de mobilizações nacionais e continentais históricas, que têm como alvo projetos relacionados a combustíveis fósseis que precisam ser mantidos no subsolo e que defendem que as soluções de energia renovável devem ser implementadas.

Desde que a 350.org foi criada, há seis anos, este é o plano mais ambicioso que já propusemos. Mas ambição, coragem e fé no próximo existem para que estejamos preparados para reagir em casos de desastres, mudanças de planos ou falta de liderança dos políticos.
As mudanças pelas quais lutamos estão mais perto do que nunca. Espero lutar ao seu lado nos próximos meses, para que elas realmente ocorram.

May Boeve
Diretora executiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário