terça-feira, 2 de abril de 2019

EVAPORAÇÃO NOS RESERVATÓRIOS DAS HIDRELÉTRICAS E A IRRIGAÇÃO SÃO CAMPEÕES DE CONSUMO DE ÁGUA

QUANDO SERÁ QUE OS OLHOS DOS DONOS DAS GRANDES HIDRELÉTRICAS E DOS SENHORES DO AGRONEGÓCIO SE ABRIRÃO PARA A REALIDADE ABSURDA DO SEU CONSUMO DE ÁGUA? 

SE NÃO PRESSIONARMOS, PROVAVELMENTE QUANDO SERÁ TARDE DEMAIS.



Os reservatórios das hidrelétricas perdem muita água por evaporação, tanto que o setor elétrico leva isso em conta no planejamento da expansão e, principalmente, na operação do sistema.

A Folha de S. Paulo teve acesso a um estudo da Agência Nacional das Águas que está por ser publicado com o levantamento do consumo de água dos diferentes setores da economia e da população. Quem mais retira e consome água é a irrigação de lavouras. Em 2017, o agro retirou mais de 1.000 m3/segundo, dos quais consumiu quase 800 m3/segundo.

Em segundo lugar, vêm os reservatórios, que perdem 670 m3/segundo. Embora a evaporação devolva a água na forma de chuva, na maioria das vezes esta cai em outras bacias hidrográficas, implicando perda para a bacia na qual se situa cada reservatório. Esta perda é significativa e representa mais do que a soma de toda água que é consumida em residências, lojas e escritórios. Aliás, é quatro vezes maior.

Se a intenção é privilegiar o uso humano, é necessário reavaliar cada outorga e colocar metas de aumento da eficiência de uso para a irrigação, as hidrelétricas, o uso animal e a indústria.

ClimaInfo, 2 de abril de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário