segunda-feira, 22 de abril de 2019

A PÁSCOA DOS POVOS INDGENAS


Lembramos, hoje, o Brasil criado com a chegada dos colonizadores europeus em mil e quinhentos. Há pessoas e grupos que continuam fazendo de tudo para apagar da história que milhões de pessoas de milhares de povos viviam aqui, com certeza, há mais de 13 mil anos, ou há mais de quarenta mil anos, se levamos a sério os sinais de presença humana na Serra da Capivara, no Piauí.

Por isso, o verdadeiro Brasil tem muito mais do que quinhentos e dezenove anos. A data de hoje lembra o começo da colonização, e ela precisa ser bem estudada para ver se pode ser celebrada com festas, ou se chegou a hora de reconhecer que ela foi vitoriosa com o uso de extrema violência contra os povos existentes e seus territórios.

Infelizmente, o que vai acontecer nessa semana indicará que a política nacional continua tão colonizadora como a do império português. De fato, como serão recebidos os quatro ou cinco mil indígenas que chegarão em Brasília, vindos de todas as regiões do país, para o Acampamento Terra Livre? Antes disso, por que continua necessário todo esse esforço para defender a Terra Livre?

A verdade, dolorosa e humilhante, precisa ser reconhecida: os povos que existiam antes da chegada dos colonizadores continuam sendo perseguidos por lutarem por um território em que possam viver. E o governo atual está sendo mais agressivo do que os anteriores: anunciou que não demarcará nenhum território dos povos que não os tem reconhecidos; ameaçou revisar e anular, se puder, os territórios já demarcados; e avisou que os indígenas, se quiserem ficar no Brasil, devem deixar da mania de ser povos e passarem a ser brasileiros iguais aos não indígenas.

Iguais a quem, minha gente: aos poucos ricos e poderosos, ou aos pobres como quase todos os brasileiros?

É sobre isso que devemos refletir nessa semana, e tomar nossa decisão: apoiaremos os poucos que desejam continuar e completar o roubo das terras indígenas, ou apoiaremos os povos que defendem seu direito de ter um território para viver segundo suas culturas, preservando as florestas e a vida, para eles e para todos nós?

Para quem procura seguir com fidelidade a Jesus, uma mensagem pascal: se tivermos fé, veremos nos indígenas em Brasília a presença de Jesus Ressuscitado, já que serão pessoas e povos condenados à morte e extinção há mais de quinhentos anos e que estão vivos e lutando por Terra Livre!
           
 Ivo Poletto, do Fórum MCJS


Se preferir ouvir o Programa de Rádio, acesse:

https://mail.google.com/mail/u/0?ui=2&ik=817d759d7c&attid=0.2&permmsgid=msg-f:1631535630587430892&th=16a46103038e87ec&view=att&disp=safe&realattid=f_jusml9mc0

Nenhum comentário:

Postar um comentário