terça-feira, 15 de janeiro de 2019

CAMPANHA: NENHUMA GOTA A MAIS!



Estamos em 2018, mas cresce a sensação de que voltamos ao século XVI. Como naquele  tempo, os povos indígenas estão se sentindo ameaçados de ter seus territórios invadidos, de ter seu modo de vida proibido, sendo obrigados a viver da mesma forma que a maioria dos brasileiros: ou derrubando a floresta para criar bois e/ou para plantar soja usando agrotóxicos, ou entregando toda sua terra para os grileiros e grandes fazendeiros implantarem o agronegócio, e eles passarem a viver como pobres e explorados trabalhadores do campo ou das cidades.

É isso que acontecerá se as políticas anunciadas pelo governo atual forem colocadas em prática. Para quem está no poder político, só há lugar para indígenas se aceitarem ser integrados na cultura dominante na sociedade brasileira. Em outras palavras, o que foi reconhecido como direito e está na Constituição brasileira deixará de valer. Sim, porque está muito claro nela que todos os povos indígenas existentes no Brasil têm reconhecido e garantido o direito originário aos territórios por eles ocupados secularmente, e por isso, o direito de retornar a esses territórios se foram expulsos deles pela violência; e junto com o direito ao território, eles têm garantido o direito de viver segundo sua cultura e seu modo de vida. Ao Estado, cabe a obrigação de reconhecer estes direitos e garantir que sejam respeitados.

Os direitos reconhecidos pela Constituição de 1988 não foram plenamente colocados em prática, e por isso, muitos povos indígenas ainda não têm seu território reconhecido, e grileiros e fazendeiros continuam impedindo sua demarcação e invadindo os que foram demarcados, sempre acobertados pelas autoridades. E agora, o governo dá sinais de que apoiará ainda mais esses invasores.

Quem tem sentimentos de humanidade, e mais ainda quem assume os ensinamentos e as práticas de Jesus de Nazaré, não pode aceitar que o solo brasileiro seja banhado com mais sangue indígena. Já foram assassinados milhões de indígenas, e muitas etnias desapareceram. É preciso impedir que isso continue e aumente. Por isso, é preciso apoiar a campanha Nenhuma Gota a Mais!, lançada pela Articulação dos Povos Indígenas, a APIB, no dia 10 de janeiro.

Não sejamos cúmplices da violência e do sangue derramado por quem deseja destruir a vida para concentrar ainda mais a propriedade da terra e da riqueza.

            Ivo Poletto, do Fórum MCJS


Nenhum comentário:

Postar um comentário