quinta-feira, 20 de junho de 2013

MOBILIZE-SE POR UM BRASIL MAIS JUSTO!

"DESCULPE PELO TRANSTORNO. ESTAMOS MUDANDO O PAÍS"

Este "aviso" estava num cartaz carregado por uma mulher nas inúmeras mobilizações que estão crescendo em todo o país. Ele expressam com certeza, o desejo da maioria absoluta dos participantes. É meu desejo, também, minha esperança.

De fato, o Brasil precisa mudar, e pode mudar. O que torna difícil e aparentemente quase impossível a mudança é o comprometimento de políticos, e até de partidos, com os interesses egoístas das grandes corporações, quando, em sua origem sociopolítica e segundo os programas de seus partidos e segundo suas promessa eleitorais, deveriam governar com e a serviço dos direitos de toda a população. As alianças com os setores privilegiados fazem que as prioridades dos seus governos destinem a maior parte do orçamento para obras ligadas a um crescimento econômico elitista.

Se posso sugerir uma pauta importante para as reivindicações das mobilizações, indico a necessidade absoluta e imediata de uma política tributária progressiva. Isso significa o seguinte: em vez de continuar como sempre tem sido em nosso querido Brasil, em que os mais pobres pagam muito mais impostos do que os ricos, porque os impostos incidem sobre os produtos de primeira necessidade, é preciso que quem ganha mais pague mais, contribua mais com o fundo social público destinado a garantir os direitos de todas as pessoas.

Os lucros e juros, bem como as safadezas para deixar de pagar o definido pela lei, são muito altos em nosso país. Por isso, é fundamental combater a corrupção, que é exatamente o desvio dos recursos públicos para os poucos que têm poder de pagar para aumentar suas vantagens - junto com a safadeza de quem se deixa corromper; mas, junto com isso, é preciso exigir uma política tributária mais justa, progressiva e distributiva.

Como será bom quando mais mulheres e homens, quando os explorados e marginalizados de nosso país se unirem a estas mobilizações! Haverá, então, muito mais chance de mudar o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário