segunda-feira, 15 de junho de 2015

O PAPA E A VIDA DO PLANETA TERRA

As pessoas que lutam contra o que coloca em risco a vida em nosso pequeno Planeta, e mais ainda as que cuidam da vida nele, receberão, nesta semana, no dia 18, um apoio importante: a Encíclica do Papa Francisco sobre o meio ambiente da vida.

Para pessoas com visão conservadora, o Papa não deveria falar desse assunto. Elas acham que ele deveria cuidar da salvação das almas, deixando a economia para quem entende dela. Os mais radicais acham até que seria ato de orgulho querer meter-se nas leis do mercado, porque elas funcionariam de forma natural, comandadas pela mão invisível que age por meio da livre iniciativa dos empresários capitalistas concorrendo uns com os outros.

O Papa Francisco, seguidor de Jesus de Nazaré, não concorda com essa visão do chamado neoliberalismo. Ele parte do que acontece com as pessoas humanas e com a Criação, isto é, com o ambiente que gera e mantém todas as formas de vida. Para o Papa Francisco, assim como para Jesus em seu tempo, os frutos dessa economia de mercado não são bons; pelo contrário, ela produz aumento da concentração da riqueza em poucas mãos e aumento da pobreza, da miséria e até da morte por fome para a maioria da humanidade; e junto com esta injustiça, também o ambiente da vida é explorado sem dó nem piedade, gerando desequilíbrios que se manifestam nas mudanças climáticas.

A injustiça e a exploração da Terra não podem ser aceitas por quem segue a Jesus de Nazaré. Ele deixou claro que não se pode servir a Deus e ao dinheiro. E o Papa Francisco assumiu a mesma coragem profética ao declarar: esta economia que domina o mundo atual mata. Sua encíclica sobre o ambiente da vida e as mudanças climáticas será, com certeza, mais um convite para que a humanidade se livre dos ídolos riqueza e poder, colocando em seu lugar o cuidado amoroso da vida e da Criação.
          .
          Ivo Poletto, do Fórum MCJS

[Vejam, e usem, o programa de Rádio com este tema em www.fmclimaticas.org.br ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário