quarta-feira, 3 de junho de 2015

AS AMEAÇAS AO MEIO AMBIENTE DA VIDA

É bom ter presente nesta Semana do Meio Ambiente que a maior ameaça continua sendo o contínuo aquecimento da temperatura do planeta Terra. Já aqueceu, segundo os estudos científicos, quase um grau Celsius. E isso de 1750 para cá, pois antes a temperatura se manteve estável, com pequenas variações, em torno dos 14 graus e meio.

A partir de 1750, o crescimento contínuo da industrialização, e sua influência em todos os ramos de produção, até mesmo na agricultura, foi exigindo queimar quantidades cada vez maiores de carvão, petróleo e gás para produzir a energia que ela precisava. E a queima desses produtos fósseis foi jogando na atmosfera quantidade cada vez mais alta de dióxido de carbono, que é o principal gás que guarda e mantém o calor nessa redoma que chamamos atmosfera.

Por isso, os grupos econômicos que mantém negócios ligados a essas fontes fósseis são os maiores responsáveis pelo aquecimento do planeta e pelas mudanças climáticas provocadas por ele. Já se sabe que isso não pode continuar, pois todas as regiões serão atingidas e ninguém sabe quais seres vivos conseguirão viver com 2, 3 ou 4 graus Celsius a mais de calor.

Já se sabe o que deve ser feito e já existem tecnologias para contaminar menos na geração de energia, na agricultura e nos transportes, mas as mudanças estão sendo barradas pelos grandes grupos econômicos mundiais. Eles são tão cegos, que preferem fazer negócios com os desastres ecológicos que provocaram, piorando a situação.

Por outro lado, quem consome produtos dessas empresas contaminadoras ajuda a manter seus negócios. Por isso, todos precisam rever, com liberdade e responsabilidade, o que precisam de fato para serem felizes. E todos precisamos usar nossa cidadania para exigir as mudanças absolutamente necessárias. Haverá mais uma Conferência da ONU sobre o Cima no final do ano em Paris, e precisamos exigir dos governos do mundo que tomem as decisões necessárias para salvar a vida na Terra.

            Ivo Poletto

Nenhum comentário:

Postar um comentário