quarta-feira, 17 de junho de 2015

CUIDADO: TEREMOS ÁGUA SE CUIDARMOS DOS AQUÍFEROS

ESTÁ MAIS UMA PESQUISA QUE MOSTRA A SITUAÇÃO DOS AQUÍFEROS. COMO A MAIORIA ESTÁ BAIXANDO O NÍVEL DE SUAS ÁGUAS, ESTAMOS EM PERIGO. POR ISSO, É BOM SERMOS CRIATIVOS E BUSCAR FORMAS NATURAIS DE CONVIVÊNCIA COM CADA BIOMA, EM TODO O PLANETA.

Maioria dos aquíferos da Terra está com baixos níveis de água

Do UOL, em São Paulo
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • Alfredo Risk/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo
    A Lagoa do Saibro, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é uma das áreas de recarga do aquífero Guarani
    A Lagoa do Saibro, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é uma das áreas de recarga do aquífero Guarani
Um estudo divulgado nesta terça-feira (16) mostra o estado crítico que a Terra deve passar por causa da falta de água. Segundo um levantamento feito com dados de satélites da missão GRACE da Nasa, 21 dos 37 maiores aquíferos ultrapassaram o nível de sustentabilidade, ou seja, retira-se mais água do que a natureza é capaz de repor (veja o mapa abaixo). Outros 13 estão em estado crítico, com baixíssimas reservas de água.
"A situação é crítica," afirmou o cientista da Nasa e líder do estudo, Jay Famiglietti. A pesquisa foi realizada na Universidade da Califórnia Irvine.
Os aquíferos subterrâneos são responsáveis por 35% da água usada no mundo atualmente.
Metodologia
Os cientistas usaram dados da rede de satélites da Nasa e conseguiram mapear a água subterrânea da Terra de uma forma inédita.
Os satélites detectaram mudanças sutis na força gravitacional da superfície da Terra e, dessa forma, os cientistas conseguiram calcular a quantidade de água que havia no subterrâneo. Isso porque essas mudanças gravitacionais indicam que há algo pesado abaixo da Terra, nesse caso, água. O peso do aquífero pode ser medido através dos dados captados pelos satélites.
As mudanças nos níveis dos aquíferos foram tabeladas com dados de uma década: de 2003 a 2013. O estudo pode ser visto na íntegra, em inglês, aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário