quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES DO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO INTERDITADAS NA BAHIA

POR CAUSA DA BAIXA QUALIDADE E DE GRAVES PROBLEMAS TÉCNICOS NO FUNCIONAMENTO NA UNIDADE DAS INDÚSTRIAS NUCLEARES DE CAETITÉ, BAHIA, O BRASIL DEVERÁ IMPORTAR URÂNIO PARA MANTER EM FUNCIONAMENTO AS USINAS NUCLEARES. MAIS GRAVES. CONTUDO, SÃO OS RISCOS PARA A SAÚDE DOS TRABALHADORES E DE TODA A POPULAÇÃO LOCAL, BEM COMO A CONTAMINAÇÃO DA NATUREZA.

UMA VEZ MAIS, A PERGUNTA QUE SE IMPÕE: PARA QUE MEXER COM URÂNIO, PARA QUE TEIMAR EM PRODUZIR ENERGIA ELÉTRICA COM USINAS NUCLEARES, SE TEMOS ATÉ SOL EM EXCESSO PARA PRODUZIR ENERGIA TÉRMICA E ELÉTRICA? IMAGINEM A QUANTIDADE DE ENERGIA QUE DÁ PARA PRODUZIR QUANDO TODOS OS TELHADOS DAS CASAS E DEMAIS PRÉDIOS ESTIVEREM COBERTOS POR PAINÉIS FOTOVOLTAICOS, TRANSFORMANDO OS RAIOS DO SOL EM ENERGIA! E PARA ISSO, NÃO SERIA MAIS DO QUE JUSTO O GOVERNO TER UMA POLÍTICA PRIORITÁRIA E FUNDOS PÚBLICOS PARA PROMOVER ESTA ENERGIA MUITO MAIS LIMPA E GRATUITA? OU DEVEREMOS CONTINUAR SENDO DOMINADOS E EXPLORADOS POR EMPRESAS QUE SE APROPRIAM DA ÁGUA DOS RIOS E DA ENERGIA PRODUZIDA, IMPONDO PREÇOS ABSURDOS, GANHANDO HORRORES E ABUSANDO DO PODER PARA CONTROLAR GOVERNOS?


Atividades do Programa Nuclear Brasileiro interditadas na Bahia


Enquanto isto, a INB anuncia “educação ambiental” no ar

 Imagem inline 1
Mais uma vez, atividades do Programa Nuclear Brasileiro foram interditadas por uma força-tarefa, capitaneada pelo Ministério Público Federal do Trabalho, em inspeção realizada na semana passada, na unidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) que, em Caetité (Bahia), dá inicio à cadeia de produção de energia nuclear. A área 140, vital no processo de produção do concentrado de urânio, que gera matéria prima para usinas nucleares, está com atividades suspensas. Ela engloba quatro tanques de decantação e filtragem de licor de urânio, e segundo se comenta, apenas um deles não estaria furado. Uma manta de impermeabilização recentemente adquirida para o tanque 1402, recorrente na apresentação de problemas, apresentou furos, antes mesmo de ser usada.

Ainda não se sabe o resultado completo da ação, que atendeu a reivindicação de movimentos sociais e trabalhadores ao Ministério Público Federal do Trabalho, que nos últimos anos, recebeu inúmeras denúncias de irregularidades na mineração de urânio, como terceirização ilegal, assédio moral, contaminação de trabalhadores e prática antisindical. O fato animou entidades da sociedade civil e o Sindicato dos Mineradores. Há anos, eles denunciam crimes sócio-ambientais e trabalhistas, que apesar de reconhecidos oficialmente, seguem impunes por mais de uma década.

Segundo informação de trabalhadores, a surpresa da chegada da força-tarefa deixou atordoados dirigentes e empregados comissionados da empresa. A fiscalização aconteceu durante dois dias (18 e 19 de fevereiro) e destoou do estardalhaço que a INB fazia, no mesmo período, informando, em out-doors pela cidade, que era a mais nova anunciante da Rádio Educadora Santana de Caetité, emissora da Igreja Católica, onde faz agora um “programa educativo”.

A INB, que fechou 2013 acumulando várias irrgularidades, como vazamentos de licor radioativo, de contaminantes químicos e baixa produção, recebeu 2014 com previsão de interrupção de atividades, devido a inúmeros problemas técnico-operacionais que evidenciam a incompetência e irresponsabilidade do Programa Nuclear Brasileiro. Certamente, devido a esta última interdição determinada pela força-tarefa em 19 passado, o Brasil voltará a importar urânio, para garantir o combustível das usinas Angra 1 e 2. O próprio presidente da  INB, Aquilino Martinez, no final do ano passado, já previa a importação do minério e admitia os dilemas enfrentados pela empresa. Explicando porque a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) não autoriza a realização de obras, afirmou: "Lá, a questão não é de radioatividade. É de mineração. A preocupação é que não despenque uma parte da jazida", explicou.

Diante de tanta insegurança e da falta de transparência, que caracterizam o Programa Nuclear Brasileiro, trabalhadores e as populações do semiárido baiano aguardam ansiosos a divulgação do trabalho completo da força-tarefa, na expectativa que ela tenha vistoriado também a área 110, do depósito do lixo nuclear, e a área 170, de precipitação, filtração, secagem e entamboramento do minério, consideradas das mais perigosas para o meio ambiente no trabalho, bem como prejudicial para a natureza. A expectativa é que esta fiscalização represente o fim de um ciclo de impunidade que só tem prejudicado trabalhadores e populações do sudoeste baiano, especialmente as comunidades rurais, afetadas mais diretamente pela exploração do urânio.

Zoraide Vilasboas
Coordenação de Comunicação

________________________________________________
ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO PAULO JACKSON-Ética, Justiça, CidadaniaSede – Sind.dos Trab. em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estaado da Bahia -Sindae 
Rua General Labatut,65, Barris,  CEP 40070-100, Salvador-Ba, 
E-mail: 
assmpj@gmail.com Tel:  71 99984503– Fax: 31111700

Nenhum comentário:

Postar um comentário