quarta-feira, 1 de maio de 2013

O QUE DIRÃO DE NÓS AS PRÓXIMAS GERAÇÕES?

AMIGAS E AMIGOS,

segue um texto que será divulgado através da Rede Católica de Rádio. Trata de questões que me vieram ao coração e à mente na visita que tive oportunidade de fazer à Serra da Capivara, no Piauí. Se concordam comigo, ajudem a criar oportunidades de mudança de mentalidade de nossa gente...



Tive oportunidade de visitar a Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, no Piauí. É muito bonito o trabalho que cuida dos sítios em que se encontram sinais mais antigos da presença de povos humanos no Brasil e na América do Sul. Desenhos pintados nas rochas, restos de fogueiras, instrumentos diversos e urnas mortuárias fabricadas por pessoas indicam presença humana de mais de 50 mil anos. Deveríamos, então, contar com a sabedoria destes povos de longa história. Só que, em vez disso, os descendentes deles foram mortos nos últimos 500 anos, e não há nenhum povo indígena vivendo em aldeias e territórios no Piauí.

Isso nos leva a pensar sobre a nossa forma de vida e sobre o que deixaremos para as próximas gerações. Vale a pena perguntar-nos: o que dirão de nós os povos humanos daqui a 10, 12 ou 50 mil anos? Que sinais encontrarão?

A sabedoria dos povos de longa história ainda existentes nos ensina que devemos relacionar com a natureza da Mãe Terra sabendo que a tomamos emprestado das futuras gerações. Por isso, em vez de explorá-la até o absurdo, como se está fazendo com a mineração e o agronegócio, com a queima de bens fósseis para produzir energia, precisamos amar e preservar a vida e cuidar do ambiente que torna possível e renova a vida. Não podemos permitir que um pequeno grupo de pessoas destrua o meio ambiente e leve à morte a maioria ou todos os seres humanos por causa de seu amor suicida ao lucro, por causa da concentração gananciosa e insaciável de riqueza e poder.

Precisamos, ao contrário, dar valor, apoiar e multiplicar as práticas econômicas, sociais, culturais e políticas que promovem uma vida simples e cuidadora do ambiente vital. Só assim as gerações futuras, isto é, os filhos, netos e bisnetos da geração atual, terão direito de viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário