sábado, 20 de abril de 2013

CELEBRE O DIA DA TERRA - DIA 22 DE ABRIL



22 DE ABRIL: DIA DA TERRA

Fruto de muitas mobilizações mundiais e com mérito especial da Bolívia, finalmente a humanidade conta com o Dia da Terra. Para os povos indígenas, este é o dia da Mãe Terra. Para os que ainda pensam que o centro de tudo é o ser humano, a Terra é ainda apenas como espaço de vida e de direitos das pessoas. Os que, com diferentes visões religiosas ou científicas, reconhecem a Terra como um grande ser vivo e fonte de vida, lutam pelo reconhecimento dos direitos da Terra, anteriores aos dos seres humanos por ter sido dom dela a geração do ambiente favorável à biodiversidade; o ser humano faz parte desse processo revolucionário de geração de diferentes formas de vida e, por suas características, partilha a responsabilidade pelo cuidado da vida da Terra e na Terra.
Nessa direção, louvor aos povos de Equador por terem consagrado em sua Constituição os direitos da natureza, venerada como Mãe Terra, e assumiram o projeto de vida do Bem Viver. Louvor igualmente aos povos da Bolívia, que aprovaram recentemente a Lei da Terra e do Bem Viver. Reconhecimento aos povoso Uruguai e da Itália, que conquistaram através de plebiscitos a lei que proíbe a privatização da água.
Vale a pena desejar que todos os povos do planeta caminhem nessa direção, pois isso é essencial para se chegar a consensos políticos capazes de diminuir de forma significativa a emissão de gases de efeito estufa. O caminho dos acordos responsáveis não está em novas oportunidades de negócios capitalistas, na denominada economia verde. Ele só prosperará e será efetivado tendo como base uma cosmologia nova, que compreenda e afirme a Terra como uma grande comunidade de vida, de que o ser humano é parte. Essa visão, que tem repercussões na vivência da espiritualidade humana, motivará a coragem necessária para mudanças profundas no modo de pensar, de produzir, de consumir, no modo de ser característico da civilização capitalista, que enfrenta crises estruturais cada vez mais profundas.
Por isso, o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social sugere, para a celebração do Dia da Terra de 2013, duas atitudes práticas, na perspectiva da necessária reeducação que todos necessitamos:
            - em primeiro lugar, sem deixar de chorar pelos estragos e violências de seres humanos contra a Terra, contemplem tudo que revela que ela é a Mãe Terra, fonte da incrível biodiversidade ainda existente;
            - num segundo movimento, deixem o coração explodir de alegria, amor e louvor pelas maravilhas das manifestações de vida, recitando ou cantando o

«Cântico das Criaturas», de S. Francisco de Assis



Altíssimo, Omnipotente, Bom Senhor 
Teus são o Louvor, a Glória,
 
a Honra e toda a Bênção.
 

Louvado sejas, meu Senhor,
 
com todas as Tuas criaturas,
 
especialmente o senhor irmão Sol,
 
que clareia o dia e que,
 
com a sua luz, nos ilumina.
 
Ele é belo e radiante,
 
com grande esplendor;
 
de Ti, Altíssimo, é a imagem.
 

Louvado sejas, meu Senhor,
 
pela irmã Lua e pelas estrelas,
 
que no céu formaste, claras,
 
preciosas e belas.
 

Louvado sejas, meu Senhor.
 
pelo irmão vento,
 
pelo ar e pelas nuvens,
 
pelo sereno
 
e por todo o tempo
 
em que dás sustento
 
às Tuas criaturas.
 

Louvado sejas, meu Senhor,
 
pela irmã água, útil e humilde,
 
preciosa e casta.
 

Louvado sejas, meu Senhor,
 
pelo irmão fogo,
 
com o qual iluminas a noite.
 
Ele é belo e alegre,
 
vigoroso e forte.
 

Louvado sejas, meu Senhor,
 
pela nossa irmã, a mãe terra,
 
que nos sustenta e governa,
 
produz frutos diversos,
 
flores e ervas.
 

Louvado sejas, meu Senhor,
 
pelos que perdoam pelo Teu amor
 
e suportam as enfermidades
 
e tribulações.
 

Louvado sejas, meu Senhor,
 
pela nossa irmã, a morte corporal,
 
da qual homem algum pode escapar.
 

Louvai todos e bendizei o meu Senhor!
 
Dai-Lhe graças e servi-O
 
com grande humildade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário