terça-feira, 14 de maio de 2013

POR UM NOVO ESTADO COM NOVA POLÍTICA ENERGÉTICA NO BRASIL



Na próxima semana serão realizados, em Brasília, o Encontro da 5ª Semana Social Brasileira e o Seminário do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social.

No primeiro encontro, os participantes terão oportunidade de aprofundar a temática da Semana Social: Um Novo Estado, caminho para o Bem Viver. O objetivo será capacitar ainda melhor os animadores das atividades que estão acontecendo nos estados e grandes regiões do Brasil. Eu mesmo assessorei, há poucos dias, a Semana Social maranhense, com presença de mais de 400 pessoas, com um rico debate sobre a relação entre Estado e Sociedade no Brasil e no Maranhão e com a busca coletiva de caminhos para o Bem Viver, em que o Estado deverá estar submetido à cidadania e a serviço da vida e dos direitos de todas as pessoas.

O Seminário do Fórum aprofundará o debate sobre a política energética nacional. Seu objetivo é a criação da Frente por uma Nova Política Energética no Brasil, articulando as redes que lutam contra a produção de energia nuclear e contra as grandes hidrelétricas na Amazônia com a campanha do Fórum em favor de novas fontes de energia, especialmente o sol, os ventos, o movimento natural das águas do mar e rios e a biomassa.

No dia 23 à noite, num Ato Público realizado no Centro Cultural de Brasília, esta Frente anunciará sua decisão de lutar para que a os responsáveis pela política energética reconheçam que o sol e os ventos são fontes boas, mais limpas e suficientes de energia, e reconheçam, por isso, que não são necessárias as hidrelétricas na Amazônia e as usinas nucleares; que reconheçam que é preciso cuidar bem da produção e do uso da energia, redefinindo onde, como, para que e para quem deve ser utilizada a energia; que reconheçam também que é melhor para o povo e para a natureza que a energia seja produzida e utilizada descentralizadamente, isto é, em cada casa e localidade, e sempre com participação das comunidades, deixando de ser uma mercadoria que dá poder de vida e morte aos seus proprietários.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário