quarta-feira, 29 de maio de 2013

DISCURSO SACRÍLEGO DE CÁTIA ABREU NO SENADO

Amigas e Amigos,

Sinto necessidade de pronunciar-me claramente sobre o conteúdo do discurso da senadora Cátia Abreu no Senado. Ela apela à CNBB para que reprima o Conselho Indigenista Missionário, por ser apenas uma parte da Igreja Católica, e que defenda os "brancos ruralistas", que são, em sua maioria, católicos. Ela, na verdade, está desafiando a CNBB: vai ficar defendendo apenas essa "parte" da Igreja, o CIMI, que é responsável pelo acirramento do conflito entre "brancos e indígenas", ou vai defender a nós, brancos, que somos verdadeiros católicos?

Pois bem, quero expressar, entre tantos, apenas dois posicionamentos:

1) quem está agredindo os direitos e jogando a Constituição no lixo da história são os brancos ruralistas, associados e protegidos por outros setores empresariais e pelo governo federal, que estão mudando ou editando novos Códigos e alterando a Constituição com o objetivo de liberar sua entrada em todos os territórios indígenas para continuar - e talvez, dar cabo - extraindo as riquezas produzidas pela Terra e preservadas, como bens naturais e espirituais de valor inestimável, pelos povos indígenas;

2) o CIMI não é responsável pelos conflitos entre brancos e indígenas; na verdade, o CIMI apóia os Povos Indígenas, sendo fiel à prática e à palavra de Jesus de Nazaré, contra a agressão cada dia mais criminosa dos brancos ruralistas, já que estes povos contam com suas lideranças e se posicionam autonomamente contra os ataques dos que ambicionam as riquezas existentes em seus territórios; como está mais do que evidente que o Direito, a Constituição e as Leis internacionais estão ao lado dos Povos Indígenas, só resta aos brancos ruralistas, infelizmente apoiados por um governo eleito para defender os direitos das pessoas e dos Povos, apelar ao oportunismo, seja na corrupta ditadura da maioria do Congresso Nacional, apenas aparentemente democrático, seja, agora, na pressão para que os brancos ruralistas sejam reconhecidos como os verdadeiros católicos.

Quando será que a sociedade brasileira se mobilizará para exigir que a Soberania Popular possa expressar-se, derrubando o entrave criado pelo Congresso Nacional, que a impede de autoconvocar-se, sem a licença ou aprovação de Deputados e Senadores? Quando exigirá o direito do Referendo Revogatório, para decidir se os representantes eleitos, sendo infiéis ao anunciado em suas campanhas, devem ou não permanecer em seus cargos até o fim do mandato?

Sugiro que todas e todos ouçam o discurso e leiam seu resumo, que seguem, para posicionarem-se diante do autoritarismo que parece não ter fim.

Defendamos os diritos dos Povos Indígenas!

 
http://racismoambiental.net.br/2013/05/ruralista-senadora-katia-abreu-pede-ajuda-a-cnbb-para-brancos-produtores-rurais-e-acusa-cimi-de-criar-conflitos-entre-brancos-e-indios/#.UaCr7dU2siA.twitter
 
 
 
 
O (sem comentários) discurso da senadora ruralista, que também é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), foi feito na tribuna do Senado. Como é bem curto – 52 segundos -, gasto um tempo transcrevendo-o, para que fique duplamente registrado. (Tania Pacheco)

“O Cimi, que representa PARTE da Igreja Católica… Eu quero dizer a MINHA Igreja Católica. Sou cristã e católica… Que os brancos produtores rurais na sua grande maioria são católicos… Eu peço ajuda à CNBB, ao presidente da CNBB, ao secretário-geral, que não deixem o Cimi criar esse conflito entre brancos e índios. Porque também nós somos cristãos, e queremos a proteção da Igreja, senhor presidente. Nós somos católicos na nossa grande maioria, e tem uma parte da Igreja que protege apenas os índios! E quem vai nos proteger? Será que até a Igreja vai nos virar as costas? Eu não acredito que isso possa acontecer. Eu não acredito que isso é o pensamento geral da Igreja. Da MINHA Igreja, que eu frequento e congrego…”.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário