domingo, 17 de fevereiro de 2019

AULA DE CIDADANIA DAS CRIANÇAS NA INGLATERRA

QUEM AS ESTIMULOU FOI UMA ADOLESCENTE SUECA QUE DECIDIU NÃO IR À ESCOLA E FAZER GREVE DE FOME EM FRENTE AO PARLAMENTO JUSTAMENTE PARA EXIGIR QUE OS GOVERNOS E TODAS AS PESSOAS FAÇAM O QUE DEVE SER FEITO PARA QUE ELA, E TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, TENHAM COMO VIVER SUA VIDA ADULTA NO PLANETA TERRA. UM EXEMPLAR DESAFIO: QUE AMBIENTE - VIVO OU MORTO - VOCÊS VÃO PASSAR PRA NÓS?

AS CRIANÇAS DA INGLATERRA, NO MEIO DA RUA, ONTEM

Calos RodriguesBrandão
Nos noticiários de televisão de ontem aparecerem milhares e milhares de crianças e jovens de escola de toda a Inglaterra nas praças e ruas.

Trazendo os mais diversos cartazes e entre cantos e brados, elas resolveram por conta própria – creio eu com a anuência de suas professoras – não ir às aulas e saírem para as ruas e praças.

E para que?

Para darem aos adultos da Inglaterra e de todo o mundo a mais essencial “aula de cidadania”.

Pois os seus cartazes e  brados diziam em síntese isto:

ADULTOS DA INGLATERRA E DE TODO O MUNDO,

PAREM DE DESTRUIR COM O SEU “PROGRESSO” O MUNDO QUE NÓS IREMOS HERDAR.

PAREM DE DESTRUIR O PLANETA TERRA, DIA APÓS DIA, ENQUANTO NOS OBRIGAM  A DECORAR NAS AULAS ALGUNS DISPENSÁVEIS  DADOS DE UMA GEOGRAFIA “INOCENTE”.

A meu ver, o que entre ruas e praças as crianças e jovens da Inglaterra fizeram ontem se chama: EDUCAÇÃO COM POLÍTICA!

E ela nos foi ensinada  através das crianças e jovens da Inglaterra, como uma aula pública  de uma ESCOLA COM POLÍTICA. Algo que as crianças e as jovens do mundo deveriam opor às  ESCOLA S SEM POLÍTICA.  

Paulo Freire - que alguns políticos da “escola sem política” desejam banir da “memória da educação no Brasil” - costumava insistir em que “fazer política” é o meio humano de se “aprender a tornar-se corresponsável pela sua vida, o seu destino e a vida e o destino do mundo em que se vive”.

Isto é aprender a fazer política!

Algo certamente oposto à “politicagem” dos que defendem a... “escola sem política”

Carlos Rodrigues Brandão
(solidário com as crianças e jovens da Inglaterra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário