AS CRIANÇAS DA INGLATERRA, NO MEIO DA RUA, ONTEM
Calos RodriguesBrandão
Nos noticiários de televisão de ontem aparecerem
milhares e milhares de crianças e jovens de escola de toda a Inglaterra nas
praças e ruas.
Trazendo os mais diversos cartazes e entre cantos e brados,
elas resolveram por conta própria – creio eu com a anuência de suas professoras
– não ir às aulas e saírem para as ruas e praças.
E para que?
Para darem aos adultos da Inglaterra e de todo o mundo
a mais essencial “aula de cidadania”.
Pois os seus cartazes e brados diziam em síntese isto:
ADULTOS DA INGLATERRA E DE TODO O MUNDO,
PAREM DE DESTRUIR COM O SEU “PROGRESSO” O MUNDO QUE
NÓS IREMOS HERDAR.
PAREM DE DESTRUIR O PLANETA TERRA, DIA APÓS DIA, ENQUANTO
NOS OBRIGAM A DECORAR NAS AULAS ALGUNS DISPENSÁVEIS
DADOS DE UMA GEOGRAFIA “INOCENTE”.
A meu ver, o que entre ruas e praças as crianças e
jovens da Inglaterra fizeram ontem se chama: EDUCAÇÃO COM POLÍTICA!
E ela nos foi ensinada através das crianças e jovens da Inglaterra,
como uma aula pública de uma ESCOLA COM POLÍTICA. Algo que as
crianças e as jovens do mundo deveriam opor às ESCOLA S SEM POLÍTICA.
Paulo Freire - que alguns políticos da “escola sem
política” desejam banir da “memória da educação no Brasil” - costumava insistir
em que “fazer política” é o meio humano de se “aprender a tornar-se corresponsável
pela sua vida, o seu destino e a vida e o destino do mundo em que se vive”.
Isto é aprender a fazer política!
Algo certamente
oposto à “politicagem” dos que defendem a... “escola sem política”
Carlos
Rodrigues Brandão
(solidário
com as crianças e jovens da Inglaterra)
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