segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ENERGIA E TERREMOTOS



Conheço pessoas convencidas de que há relação entre terremotos e a retirada de petróleo, gás, carvão e água de dentro do ventre da terra. Agora, pesquisas feitas nos Estados Unidos estão provando que ações humanas estão, sim, provocando aumento de terremotos. Foi por causa dessas retiradas e do peso de águas de hidrelétricas que o número de tremores numa região passou de 3 para mais de 200 por ano.

Já se sabia que perfurar até o fogo existente nas profundidades para produzir energia, assim como a multiplicação de poços artesianos produz desestabilização e abertura de fendas no solo terrestre, podendo provocar rachaduras e queda de casas. E com certeza a extração do gás de xisto, com o método conhecido como fracking, isto é, explosão de rOchas no seio da terra, provocará ainda maiores tremores e desestabilizações do solo terrestre, além, é claro, da contaminação de águas subterrâneas com o uso de muitos produtos químicos corrosivos e venenosos.

A pergunta, agora, é diferente: por que as empresas estão fazendo tudo isso? Até onde a ambição por lucros cada vez maiores levará as empresas capitalistas?

O assustador é que essas empresas não admitem limites, e sempre se justificam afirmando que estão fazendo isso para produzir a energia necessária para que a máquina do progresso econômico possa continuar crescendo sem fim. E os governos apoiam e financiam essas atividades...

Já se pode afirmar, contudo, que isso não é necessário. Com as novas tecnologias que aumentam a produção de energia elétrica transformando os raios do sol, não há dúvida que as fontes fósseis, o gás de xisto e as usinas nucleares serão deixadas de lado. Segundo cálculos, isso pode ser alcançado em menos de 20 anos, ou em menos tempo, se todos cuidarem da eficiência na produção e uso da energia, se todos colocarem em debate se precisamos ou não continuar produzindo tudo que o capitalismo está empurrando ilusão adentro por meio do marketing, se todos priorizarem o transporte de massa em lugar dos automóveis individuais...

Estive nos últimos dias no noroeste do Paraná, debatendo sobre esses desafios, de modo especial por ser aquela uma das regiões em que se quer implantar o tal fracking. E lá todos assumiram a Campanha ENERGIA PARA A VIDA, pois perceberam que precisamos mesmo da mobilização do nosso povo em favor da energia descentralizada, usando as fontes menos poluentes existentes em cada território, de modo especial o sol, para que fique claro que são criminosas as práticas de empresas e governos que usam fontes poluentes, causadoras de desastres socioambientais e que não são necessárias.
            Ivo Poletto, para a RCR


Nenhum comentário:

Postar um comentário