sexta-feira, 12 de setembro de 2014

DOCUMENTO DE DENÚNCIA DO CONTROLE DAS MULTINACIONAIS SOBRE A CÚPULA DO CLIMA

PARA CONHECIMENTO DO TODAS E TODOS, E COMO OPORTUNIDADE PARA ENTIDADES QUE DESEJAREM SUBSCREVER ESTE DOCUMENTO DE DENÚNCIA DO CONTROLE DAS MULTINACIONAIS SOBRE A COP - CÚPULA DO CLIMA, DA ONU. 

É VITAL QUE TODAS AS ENTIDADES SE UNAM NESTA DENÚNCIA, POIS SEM CONTROLE SOBRE O PODER CORRUPTOR DAS MULTINACIONAIS, AS DECISÕES DA COP PODEM SER SÓ REFORÇO À CHAMADA "ECONOMIA VERDE", QUE NADA MAIS É DO QUE NOVAS FONTES DE LUCRO E PODER DOS CAPITALISTAS. 

A TERRA, SEUS POVOS E DEMAIS SERES VIVOS NECESSITAM E EXIGEM DECISÕES CORAJOSAS E URGENTES DE AÇÕES CAPAZES DE APOIAR A NATUREZA NA RECONSTITUIÇÃO DE SEU EQUILÍBRIO AMBIENTAL, E MUITAS DELAS DEVEM IR NA DIREÇÃO DE CONTROLE E DE MUDANÇAS QUALITATIVAS DAS EMPRESAS QUE CONTROLAM O MERCADO MUNDIAL E SÃO EMISSORAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA. PRO ISSO, A COP NÃO PODE SER CONTROLADA POR ESSAS EMPRESAS.  

Junte-se a nós!


Convite para assinar declaração de denunciar aquisição corporativa da Cúpula do Clima

(Espanhol, Francês, Italiano abaixo) 

Apelamos a todos os movimentos sociais companheiros, organizações de povos e movimentos ambientais e de justiça climática para assinar esta declaração e se juntar a nós neste apelo à acção. 

No dia 23 de setembro, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, vai sediar uma Cúpula do Clima, em Nova York, trazendo líderes políticos, um grande negócio e um altamente seleto de representantes da sociedade civil. A Cimeira foi cercado por um monte de fanfarra, mas propõe compromissos voluntários para a redução das emissões, parcerias público-privadas destrutivas, como o REDD +, Clima-Smart Agricultura e da Energia Sustentável para Todos iniciativa e baseada no mercado. Estas são todas falsas soluções da economia verde, que busca mercantilizar ainda mais a vida ea natureza e ainda mais lucro capitalista. Os movimentos sociais abaixo assinados que todos, juntos, representam mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo, denunciar esta tomada corporativo sobre da ONU e do processo de negociações sobre o clima e chamar para uma mudança sistêmica profunda. A mudança climática é o resultado de um sistema econômico injusto e para lidar com a crise, temos de abordar as causas profundas e mudar o sistema. Haverá um caminho sem volta do caos climático se não lutar por soluções reais e não fazer nada para enfrentar e desafiar a inércia das decisões políticas dos nossos governos que está sendo invadida por corporações poluidoras. É crucial para nós para unificar e fortalecer as nossas lutas econômicas, sociais e ambientais e focar nossas energias em mudança do sistema capitalista. 

Para assinar a declaração, por favor, envie o nome de sua organização:espaceclimat@gmail.com Se você gostaria de ser incluído na declaração a ser lançado para a mídia, por favor envie-nos a sua aprovação em ou antes de 14 de setembro de 2014. 

19-23 setembro, em Nova York: 
Mobilizar e organizar a parada e impedir Planeta febre!
 

Quando nós, como seres humanos, ter uma febre, que imediatamente se preocupar e tomar medidas. Afinal, sabemos que, se a nossa temperatura corporal sobe para 1,5ºC, muito menos 2 ° C [3.6 º F] acima da média normal, pode haver graves danos, enquanto um aumento de 4-6ºC [7,2-10,8 º F] ou mais podem causar uma situação de coma e até morte. 

Assim é, quando o planeta Terra recebe uma febre. Durante os últimos 11 mil anos, a temperatura média da Terra tem sido em torno 14ºC [57.2ºF]. Agora é sobre o t chegar a um aumento de 1 ° C. E, se não tomar as medidas adequadas agora para impedir essa febre se espalhe, a previsão é que o nosso planeta será bem no seu caminho para qualquer lugar entre 2 ° C a 6ºC aumento da temperatura antes do final deste século. Sob tais condições febris, a vida como a conhecemos vai mudar radicalmente no planeta Terra. 

Nós não temos outro remédio senão agir agora. Não apenas toda a ação, mas a ação correta e no momento certo. Quando, por exemplo, a pessoa humana tem uma febre, que exortá-los a descansar seu corpo, dar-lhes uma grande quantidade de líquidos, prescrever o remédio certo, e se a febre sobe nós trazê-los para o hospital e tentar encontrar o subjacente causa da febre, que pode variar de uma simples infecção de doenças potencialmente fatais como o câncer. 

Prescrição Direito 

No caso de uma febre planetária, a prescrição certa requer pelo menos 10 ações a serem desenvolvidas e aplicadas.
  1. Assumir compromissos vinculativos imediatos --- não --- compromissos voluntários para controlar o aumento da temperatura do planeta a não mais de 1,5ºC [2,7 ° F] deste século, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa globais por ano para 38 gigatoneladas em 2020.
  2. Deixe o resto da Terra, fazendo compromissos vinculativos para deixar mais de 80% das reservas de combustíveis fósseis conhecidos sob o solo e abaixo do fundo do oceano.
  3. Afaste-se de extrativismo de recursos, colocando proibições de todos os novos prospecção e exploração de petróleo, areias betuminosas, xisto betuminoso, carvão, urânio e gás natural, incluindo infra-estrutura de gasodutos como Keystone XL.
  4. Acelerar o desenvolvimento ea transição para alternativas de energia renovável, como a eólica, solar, geotérmica e energia das marés com mais propriedade pública e comunitária e controle.
  5. Promover a produção eo consumo de bens duráveis ​​local para satisfazer as necessidades fundamentais das pessoas e evitar o transporte de mercadorias que podem ser produzidos localmente.
  6. Estimular a transição de industrializados, a agricultura orientada para a exportação para o supermercado global para a produção baseada na comunidade para atender às necessidades alimentares locais baseados na soberania alimentar.
  7. Adoptar e aplicar estratégias de zero de resíduos para a reciclagem e eliminação de lixo e da reabilitação de edifícios para economizar energia para aquecimento e arrefecimento.
  8. Melhorar e expandir o transporte público para as pessoas e movimentação de mercadorias nos centros urbanos e entre cidades dentro das regiões urbanas através de trens eficientes.
  9. Desenvolver novos setores da economia projetada para criar novos postos de trabalho que restauram o equilíbrio e equilíbrio do sistema Terra, como trabalhos climáticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e trabalhos de restauração da Terra.
  10. Desmonte a indústria de guerra e infra-estrutura militar, a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa gerados pela guerra, e desviar os orçamentos de guerra para promover a paz genuína.
Prescrições erradas 

Ao mesmo tempo, devemos também estar conscientes de que todas as ações não são ações apropriadas e que algumas iniciativas podem piorar a situação. Talvez o nosso maior desafio é o fato de que as grandes corporações estão captando agenda climática para fazer novos negócios projetados para aproveitar as crises. Em resposta, precisamos enviar uma mensagem, alto e bom som, para as corporações: 'parar de explorar a tragédia de Mudanças Climáticas' 

Mais especificamente, é preciso resistir à "ecologização do capital" como a solução, rejeitando as seguintes políticas, estratégias e medidas:
  • A mercantilização, financeirização e privatização das funções da natureza, através da promoção de um falso agenda "economia verde", que coloca um preço na natureza e cria novos mercados derivativos que só vai aumentar a desigualdade e acelerar a destruição da natureza.
  • Isso significa dizer não ao REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) ... Não para Clima inteligente Agricultura, azul carbono e da biodiversidade compensação --- todos os quais são projetados para criar um novo negócio lucrativo para as corporações.
  • Techno-fix "soluções" como a geo-engenharia, organismos geneticamente modificados, os agrocombustíveis, a bioenergia industrial, a biologia sintética, nanotecnologia, fracking hidráulico, projetos nucleares, waste-to-energy geração baseado em incineração, entre outros.
  • Mega projetos de infraestrutura e desnecessárias que não beneficiam a população e são contribuintes líquidos para gases de efeito estufa, como, mega barragens, excessivamente grandes rodovias, estádios para Copas do Mundo, etc
  • Regimes comerciais e de investimento livres que promovem o comércio para o lucro e trabalho doméstico undercut, destroem a natureza, e reduzir substancialmente a capacidade das nações para definir suas próprias prioridades econômicas, sociais e ambientais.
Cure preventiva 

Por fim, também precisa ir além da identificação prescrições certas e erradas para nomear a doença que constantemente provoca e impulsiona esta febre planetária.Se não tomar esta medida, a febre vai manter a voltar de novo e de novo de uma maneira muito mais agressiva . Precisamos fazer um balanço das raízes da doença, a fim de resistir à tempestade. 

Os cientistas claramente traçou o problema do aumento das emissões de gases de efeito estufa de volta para a revolução industrial há 250 anos ao seguir o surto que ocorreu durante o século passado. A partir desta análise, é claro que o modelo industrial do aumento da extração e produtivismo para o lucro de alguns é a principal causa do problema. Precisamos substituir o capitalismo com um novo sistema que busca a harmonia entre o homem ea natureza, e não um modelo de crescimento sem fim que o sistema capitalista promove, a fim de fazer mais e mais prof lo. Precisamos de um sistema que liga a mudança climática e os direitos humanos e dispõe sobre a proteção da maioria das comunidades vulneráveis, como os imigrantes, e reconhece os direitos dos povos indígenas. 

Mãe Terra e seus recursos naturais não podem sustentar o consumo e produção necessidades desta sociedade industrializada moderna globalizada. Exigimos um novo sistema que atende às necessidades da maioria e não de poucos. Para avançar nessa direção, precisamos de uma redistribuição da riqueza que agora é controlada pelo 1%. Por sua vez, isto requer uma nova definição de bem-estar e prosperidade para toda a vida no planeta nos limites e no reconhecimento dos direitos da Mãe Terra e da Natureza. 

Precisamos urgentemente de se organizar e mobilizar, em setembro, em Nova York e no mundo para pressionar por um processo de transformação que pode resolver as causas estruturais que estão a conduzir a crise climática. 

Assinaturas iniciais: 

Alter nativos internacionais 
ATTAC - França 
Coordenadora Latinoamericana de Organizações do Campo - La Via Campesina (CLOC-LVC) 
Corporate Europe Observatory 
Ecologistas en Acción 
ETC Group 
Fairwatch - Itália 
Concentre-se no Sul Global 
Fundação Solón - Bolivia 
Campanha Global to Dismantle Poder Corporativo e acabar com a impunidade das transnacionais 
Global Forest Coalition 
Grassroots Global Justice Alliance 
Saúde da Mãe Terra Foundation (HOMEF) - Nigéria 
Rede Ambiental Indígena 
La Via Campesina 
Migrantes Rights International 
No-REDD Africa Network 
OilWatch Internacional 
Instituto Polaris - Canadá 
Sentro - Filipinas 
Grupo de Trabalho Thai Climate Justice (TCJ) 
Transnational Institute
Invitación a firmar la Declaración de rechazo a la Captura de la Cumbre Climática de la ONU Por Las transnacionales

Hacemos un llamado a todos los movimientos y organizaciones sociales, a las agrupaciones ambientales y de Justicia Climática, um unirse a nuestro llamado a la acción ya la siguiente firmar declaración.

Nenhum comentário:

Postar um comentário