MAIS DO QUE FAZER MINHA A LEITURA DE CEGO FEITA POR LEONARDO BOFF, QUERO INSISTIR: VALE A PENA LER, REFLETIR COM ATENÇÃO, MEDITAR MENSAGEM "LAUDATO SÍ", DO AMIGO DA TERRA E DA HUMANIDADE, PAPA FRANCISCO.
Amigos/as
Por ocasião dos 5 anos da Laudato Si
estou enviando esta reflexão
Abraço
lboff
Uma leitura de cego da encíclica
ecológica Laudato Si
Leonardo Boff
Um cego capta com as mãos ou com seu bastão as coisas mais relevantes
que encontra pela frente. Pois assim tentaremos fazer uma leitura de cego
acerca da encíclica ecológica do Papa Francisco, Laudato Si: sobre o
cuidado da Casa Comum, cujos 5 anos (24/05/2015) acabamos de celebrar.
Quais são seus pontos relevantes?
Antes de tudo, não se trata de uma encíclica verde que se restringe ao
ambiente, predominante nos debates atuais. Propõe uma ecologia integral que
abarca o ambiental, o social, o político, o cultural, o cotidiano e o
espiritual.
Quer ser uma resposta à generalizada crise ecológica mundial porque
“nunca maltratamos e ferimos a nossa Casa Comum, como nos últimos dois
séculos”(n.53); fizemos da Casa Comum “um imenso depósito de lixo (n.21). Mais
ainda:”As previsões catastróficas já não se podem olhar com desprezo e ironia…
nosso estilo de vida insustentável só pode desembocar em catástrofes”(n.161). A
exigência é de “uma conversão ecológica global”(n.5;216)) que implica “novos
estilos de vida”(repete 35 vezes) e “converter o modelo de desenvolvimento
global”(n.194).
Chegamos a esta emergência crítica por causa de nosso exacerbado
antropocentrismo, pelo qual o ser humano”se constitui um dominador
absoluto”(n.117) sobre a natureza, desgarrado dela, esquecendo que “tudo está
interligado e por isso ele “não pode se declarar autônomo da
realidade”(n.117;120). Utilizou a tecnociência como instrumento para forjar “um
crescimento infinito…o que supõe a mentira da disponibilidade infinita dos bens
do planeta que leva a espremê-lo até ao limite para além dele”(n.106).
Na parte teórica, a encíclica incorpora um dado da nova cosmologia e da
física quântica: que tudo no universo é relação. Como num ritornello insiste
que “todos somos interdependentes, tudo está interligado e tudo está
relacionado com tudo “(cf. nn.16, 86,117,120) o que confere grande coerência ao
texto.
Outra categoria que constitui um verdadeiro paradigma é o do cuidado.
Este, na verdade, é o verdadeiro título da encíclica. O cuidado, por ser da
essência da vida e do ser humano, segundo a fábula romana de Higino, tão bem
explorada por Martin Heidegger em Ser e Tempo é recorrente em
todo o texto da encíclica. Vê em São Francisco “o exemplo por excelência do
cuidado”(n.10).“Coração universal…para ele qualquer criatura era uma irmã unida
a ele por laços de carinho, sentindo-se chamado a cuidar de tudo o que existe”(n.11).
É interessante observar que o Papa Francisco une a inteligência
intelectual, apoiado nos dados da ciência, à inteligência sensível ou cordial.
Devemos ler com emoção os números e relacionarmo-nos com a natureza “com
admiração e encanto (n.11)…prestar atenção à beleza e amá-la pois nos ajuda a
sair do pragmatismo utilitarista”(n.215). Importa “ouvir tanto o grito da Terra
quanto o grito dos pobres”(n.49).
Consideremos este texto, carregado de inteligência. emocional: ”Tudo
está relacionado e todos nós, seres humanos, caminhamos juntos, como irmãos e
irmãs, numa peregrinação maravilhosa, entrelaçados pelo amor que Deus tem a
cada uma de suas criaturas e que nos une também com terna afeição ao irmão Sol,
à irmã Lua, ao irmão rio, e à Mãe Terra”(n.92). Importa “incentivar uma cultura
do cuidado que permeie toda a sociedade”(n.231), pois assim “podemos falar de
uma fraternidade universal”(228).
Por fim, é essencial à ecologia integral a espiritualidade. Não se trata
de derivá-la de ideias, mas “das motivações que dão origem "a uma
espiritualidade para alimentar a paixão pelo cuidado do mundo…Não é possível
empenhar-se em coisas grandes, apenas com doutrinas sem uma mística que nos
anima, sem uma moção interior que impele, motiva, encoraja e dá sentido à ação
pessoal e comunitária”(n.216). Novamente evoca aqui a espiritualidade cósmica
de São Francisco (n.218).
Concluindo, releva enfatizar que com esta encíclica, ampla e detalhada,
o Papa Francisco se coloca, como notáveis ecologistas o reconheceram, na vanguarda
da discussão ecológica mundial. Em muitas entrevistas, referiu-se aos riscos
que corre nossa Casa Comum. Mas sua mensagem é de esperança:”caminhemos
cantando, que as nossas lutas e a nossa preocupação por este planeta, não nos
tirem a alegria da esperança”(n.244).
Leonardo Boff é ecoteólogo e escreveu:Francisco de Assis e Francisco
de Roma, Mar de Ideias, Rio 2014.
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