quinta-feira, 29 de agosto de 2019

ENTRE NA GREVE GLOBAL PELO CLIMA!

QUEM MAIS SEGUIRÁ O EXEMPLO DO OUTRAS PALAVRAS, CRIANDO OPORTUNIDADES PARA PERCEBER E COMPREENDER POR QUE É VITAL PARTICIPAR E MULTIPLICAR MOBILIZAÇÕES EM FAVOR DAS MUDANÇAS ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIAS PARA QUE TODOS OS SERES VIVOS POSSAM CONTINUAR EXISTINDO NO PLANETA TERRA.

"Encontros debatem, em SP, grandes temas ambientais brasileiros. Com Lucimara Patté, Ladislau Dowbor, Ricardo Abramovay e Angela Pappiani, ajudarão a mobilizar para as manifestações de 20/9 e a resistir à devastação de Bolsonaro", escreve Antonio Martins, jornalista, em artigo publicado por  

Outras Palavras, 27-08-2019.

Eis o artigo. 

A defesa da Amazônia, que levou milhares de pessoas às ruas em diversas cidades do país, no último fim de semana, voltará a convocar a sociedade em breve. A nova data é 20 de setembro. Nesse dia, o Brasil participará, pela primeira vez, das Greves Globais pelo Clima, que atraem multidões crescentes de jovens – e adquirem claro caráter anticapitalista – desde o ano passado. Em São Paulo, uma coalizão organiza, em reuniões que atraem dezenas de pessoas (a próxima ocorrerá neste sábado), manifestação que começará na Avenida Paulista. Outras Palavras decidiu somar-se ao processo. Em conjunto com a Associação Scientiae Studia, nossa contribuição será exibir, num curto ciclo, três documentários, sobre grandes temas ambientais brasileiros. Serão seguidos de debate e permitirão, a novos interessados em se envolver com a greve, articular-se com os coletivos que já mobilizados. Ocorrerão no Teatro Commune, central e acolhedor.

A série começa às 19h da próxima terça-feira, 3/9. Belo Monte, anúncio de uma guerra, do diretor André D’Elia, expõe o tema crucial das fontes de energia. Ao contrário do que ocorre na maioria dos países, a matriz elétrica brasileira é, majoritariamente, livre de petróleo. Mas o aumento de consumo, e em especial os interesses de certos grupos econômicos, levaram à multiplicação de barragens – algumas delas, na Amazônia, e em território indígena. É o caso de Belo Monte: em Altamira (PA), surgiu um caldeirão explosivo de contradições, multiplicadas pela desigualdade e ausência de planejamento urbano. A construção da usina atraiu milhares de pessoas, que trabalharam em condições desumanas. Qual seu destino, ao final da obra e do emprego? Sujeitar-se a ocupações ainda mais precárias e destrutivas?

Lucimara Patté (uma das animadoras da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB) e economista Ladislau Dowbor (autor, entre outros de A Era do Capital Improdutivo) abrirão, em seguida, um debate. Não há pretensão acadêmica, nem formalidade. O objetivo principal é incorporar as experiências e vozes de quem já está envolvido na Greve Global, quer se integrar e, principalmente, deseja somar-se à reflexão e às mobilizações ambientais no Brasil. Por isso, a Coalizão pelo Clima estará presente neste encontro e nos seguintes.

O miniciclo prossegue 8 dias depois (11/9, uma quarta-feira), sempre no Teatro Commune. Outra obra de André D’Elia, A Lei da Água, trata de um tema ainda mais amplo: os retrocessos no Código Florestal Brasileiro. Por fim, em 18/9 (dois dias antes da greve), será a vez de O Amanhã é Hoje, com roteiro de Laura Toledo Dauden e Thais Lazzeri, o documentário situa nossos dramas no cenário global, ao tratar de um tema pouco debatido na mídia: como as mudanças climáticas já afetam a natureza, a economia e milhares de pessoas no Brasil. Para debater o segundo e o terceiro filmes estão convidados o economista Ricardo Abramovay e a jornalista e antropóloga Angela Pappiani. Também intervirá o professor de Filosofia Pablo Mariconda (USP), presidente da Associação Scientiae Studia e coordenador do Grupo de Estudos em Filosofia e História da Ciência do IEA/USP.

Ao estimular abertamente a devastação da Amazônia, o presidente pateta menosprezou o risco de despertar um poderoso movimento socioambiental no Brasil. Temos agora a possibilidade de fazê-lo pagar por isso – e, talvez, de abrir novos caminhos para a transformação do país.

Serviço

CINEDEBATE 1
Belo Monte, anúncio de uma guerra, de André D’Elia
Participação de Ladislau Dowbor e Lucimara Patté
Terça-feira, 3/9, 19h
Teatro Commune: Rua da Consolação, 1218 – Metrô Higienópolis-Mackenzie — São Paulo

http://www.ihu.unisinos.br/592092-filmes-e-debates-preparam-greve-do-clima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário