quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

NA ÍNDIA A SOLAR CADA VEZ MAIS BARATA E O CARVÃO CADA VEZ MAIS SUJO

 E NO BRASIL, POR QUE ESSAS VANTAGENS NÃO SÃO LEVADAS A SÉRIO? E HÁ AINDA QUEM RECLAMA QUANDO AFIRMAMOS QUE NOSSO PAÍS CONTINUA COLONIZADO, POR FORÇA DAS ELITES QUE NOS DOMINAM.

Num leilão reverso para uma planta solar de 750 MW, o preço da energia solar caiu para US$ 53,50/MWh (R$ 166 pelo câmbio de ontem). Duas das principais razões desta queda são específicas do mercado indiano: empréstimos com prazos maiores autorizados recentemente pelo governo (19 anos) e queda na taxa de juros (9,5%). A razão de ordem geral é a queda de 30% no preço dos módulos fotovoltaicos nos últimos 18 meses.

Um estudo publicado esta semana pelo indiano TERI (The Energy and Resources Institute) aponta para uma Índia sem carvão em 2050. Mostra que a atual capacidade instalada, somada à que já está em construção, aguenta a demanda até 2026 e que, até lá, nenhum novo investimento em usinas a carvão deverá ser feito. A partir de 2024, as renováveis já estarão mais baratas do que o carvão e, portanto, a capacidade a ser instalada a partir daí deverá ser eólica e solar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário