quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

ENERGIA SOLAR CRIOU UM EM CADA 50 NOVOS EMPREGOS NOS EUA EM 2016

E... SERÁ QUE O GOVERNO BRASILEIRO SE DEU CONTA DISSO, OU VAI CONTINUAR COM A CABEÇA NO SÉCULO DEZENOVE?

Na sua campanha, Trump prometeu milhares de empregos na indústria fóssil, especialmente na do carvão. Mas, segundo o relatório de 2016 do National Solar Jobs Census, o crescimento de empregos na geração solar fotovoltaica foi muito maior do que nas outras fontes de eletricidade. No ano passado, o setor criou um em cada cinquenta novo emprego (diretos e indiretos). O crescimento do emprego na indústria solar ultrapassou o da média global dos EUA em 17 vezes. Desde 2100 o setor quase triplicou o número de empregos criados.

A cumprir sua promessa de campanha e reduzir o preço relativo do carvão, Trump diminuiria o número total de empregos. Seu pessoal vai precisar de muita contabilidade criativa e fatos alternativos para se explicar.

O setor foi discutido num debate organizado pelo jornal inglês The Guardian. Os participantes concordaram que é a própria lógica de mercado que está impulsionando os renováveis em geral e que já atingiram a paridade de preços com os fósseis. Com um impulso extra dos compromissos com energia limpa de corporações como a Google e Apple, não há medida governamental que ressuscite o carvão. Lembraram que o governo Trump pode durar até oito anos, mas que os investimentos em geração têm que durar muito mais. Aí, o setor dos fósseis começa a ficar parecido com a indústria do fumo – obsoleto; um setor ao qual ninguém quer ver sua imagem associada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário