terça-feira, 13 de dezembro de 2016

QUEM É O DERROTADO?

Pelo mundo e em nosso país, precisamos distinguir entre quem está pagando o pato com quem está sendo derrotado. Em nosso caso, por exemplo, a PEC 55 indica claramente que os pagadores, e com terríveis sofrimentos, são os mais pobres. Agora, derrotado politicamente, quem de fato foi?

Se vale a leitura de Noami Klein em relação aos Estados Unidos está correta, “foi o abraço dos Democratas ao neoliberalismo o que conduziu à vitória de Trump” (Naomi Klein, https://www.theguardian.com/commentisfree/2016/nov/09/rise-of-the-davos-class-sealed-americas-fate , The Guardian, 9 de noviembre de 2016). O derrotado, então, é o que se pode chamar de “neoliberalismo socialdemocrata”.

É fundamental pensar muito sobre isso. O consolo é que, numa leitura um pouco mais longa da história, ninguém se torna vitorioso adotando o neoliberalismo. Mesmo a extrema direita e, em nosso caso, a oligarquia colonizada, já se deu e voltará a dar-se mal com essa companhia. Não é tão difícil perceber o motivo: esse tipo de economia comandada pelo capital financeiro acaba com a vida da maioria da população e a vida da Terra, Mãe de todos os seres viventes, concentrando toda a riqueza em cada vez menos mãos. Não se esqueça que, em 2015, os 61 mais ricos do planeta concentravam igual riqueza que 3 bilhões e 600 milhões de pessoas!

Agora, quem facilita isso, aliando-se com o inimigo, precisa responder por suas decisões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário