sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

APOIO AOS QUILOMBOLAS DE SAPÊ DO NORTE - ES

Carta de apoio às retomas quilombolas do Sapê do Norte
27 de novembro de 2016


Entendemos que o movimento quilombola no Sapê do Norte se constituiu para recuperar seu território invadido pelas empresas Aracruz Celulose (hoje Fíbria), Suzano e Disa.

Entendemos que o Estado não vem cumprindo com a sua função de titulação do território quilombola, aprofundando os conflitos locais.

Entendemos a importância de retomar o território para reconverter as áreas ocupadas e degradadas por monocultivos de eucalipto em áreas produtivas, reflorestadas e de moradia, garantindo assim a segurança alimentar, a geração de renda e o acesso a água das famílias.

Entendemos que é importante fortalecer as articulações e ampliar o diálogo acerca dos projetos para o território quilombola, dispondo de parceiros, organizações e movimentos sociais de campo político próximo.

Por isso,

Repudiamos a violência da Fibria em acirrar as disputas internas pelo território, contribuindo com a criminalização a quilombolas nas retomas.

Repudiamos a inércia do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) frente a regularização do território quilombola do Sapê do Norte, que aprofunda conflitos locais e garante as empresas interferirem no modo de vida tradicional do povo quilombola.

Diante disso, ressaltamos a necessidade e a urgência de um posicionamento oficial da Comissão Quilombola do Sapê do Norte, da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas Zacimba Gaba, do Incra e do Ministério Publico Federal (MPF), sobre as retomadas no território Sapê do Norte.

Para que não haja nenhum retrocesso na luta pelo território quilombola no Sapê do Norte,   nós apoiamos as retomadas:

Grupo Comunitário de Mulheres Quilombolas Coletivo em Ação
Casa da Mulher
Sawabona
Zalika
Associação de Artesãs de Marobart
Grupo de Cultura Afro Kisile
Associação dos Pescadores Artesanais de Porto de Santana e Adjacências
Produção Crioula
FASE


Nenhum comentário:

Postar um comentário