sábado, 4 de abril de 2015

FELIZ PÁSCOA LIBERTADORA PARA TODAS AS PESSOAS!

Os seguidores e seguidores de Jesus de Nazaré estão celebrando a Semana Santa de 2015. Não se trata apenas de uma recordação do que aconteceu perto de dois mil anos atrás, isto é: que Jesus, por ter, segundo testemunhas de seu tempo, passado a vida fazendo o bem, foi preso pelo poder religioso e político, julgado num processo baseado em falsas testemunhas e condenado à morte de cruz, a pena imposta aos inimigos do império romano. Mas, segundo o testemunho dos seus seguidores e seguidoras, atestado por palavras e pela doação de sua própria vida, Jesus ressuscitou, venceu a morte. A fé na ressurreição de Jesus leva os cristãos e cristãs a terem segurança de que Deus aceitou e consagrou como caminho que leva ao Reino de Deus toda a vida, todas as práticas e palavras de Jesus; e que, por isso, vale a pena seguir no caminho aberto por ele, sendo seus seguidores.

Desejo que essa mensagem pascal valha para as todas as pessoas, pois a mensagem de Jesus é destinada a elas, e não apenas para as pertencem a uma das igrejas cristãs. Através de todas as práticas de sua vida, Deus propõe uma forma de vida profundamente humana e humanizadora, em que a lei maior é o amor entre as pessoas, assumindo-as como seu próximo, amando-as da mesma forma que cada pessoa ama a si própria.

Como seria nosso mundo se assumisse como base de relação entre as pessoas essa proposta de amor radical? E se essa prática de amor radical fundasse também as relações com a natureza, com a Terra de onde todos viemos e todos voltaremos, como estaria o meio ambiente da vida?

Por deixar-se enredar pelos falsos valores da sociedade capitalista, impera entre nós e em todo o mundo o egoísmo, a concorrência, a busca de sucesso individual sem importar-se com o sofrimento das outras pessoas. É, por isso, um mundo carregado de violências, corrupção e morte. É um mundo que precisa de ressurreição, de transformação da morte em vida, tanto na convivência social, política, econômica e cultural entre as pessoas e povos, como na convivência com o meio ambiente da vida criado pela Terra. É um mundo que precisa, então, da prática do amor radical proposto por Jesus e que lhe valeu a vitória sobre a morte.


É por isso que desejo a todos e todas uma feliz páscoa, uma feliz adoção do amor radical, uma vitória sobre a morte, uma ressurreição!


Observação: Quem preferir ouvir a mensagem "ao vivo", entre em http://fmclimaticas.org.br/?page_id=83 

Nenhum comentário:

Postar um comentário