sexta-feira, 25 de julho de 2014

PNUD: QUASE 2,2 BILHÕES DE POBRES!

MAIS UM CONJUNTO DE DADOS DO PNUD QUE ENVERGONHAM A ESPÉCIE HUMANA, JÁ QUE SÃO CONHECIDAS AS CAUSAS E OS CAUSADORES DE TANTA MISÉRIA E POBREZA, MAS FALTAM MEDIAÇÕES JURÍDICAS PARA EXIGIR A REDISTRIBUIÇÃO DO QUE FOI E CONTINUA SENDO CONCENTRADO NAS MÃOS E BOLSAS DE UM NÚMERO CADA DIA MENOR DE RICAÇOS. ESSA POBREZA TODA TEM A VER COM O ESTATUTO JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA CAPITALISTA COMO UM ABSOLUTO, COMO IDOLATRIA.

QUANDO CHEGAREMOS, E DE QUE FORMA, A ABOLIR A POBREZA COMO UM CRIME CONTRA OS DIREITOS HUMANOS? TOMARA QUE INICIATIVAS INTERNACIONAIS, COMO A DA CARITAS INTERNATIONALIS - PRESENTE NO BRASIL COMO "UMA FAMÍLIA HUMANA, PÃO E JUSTIÇA PARA TODAS AS PESSOAS -, DESPERTEM A HUMANIDADE PARA A URGÊNCIA DE UM GRITO DOS EMPOBRECIDOS CAPAZ DE TRANSTORNAR O MUNDO, COMO DESEJA O PAPA FRANCISCO. MESMO PORQUE, SE ISSO NÃO FOR ALCANÇADO, E A CONCENTRAÇÃO DA RIQUEZA CONTINUAR SOLTA, LIVRE E AGRESSIVA, O PLANETA TERRA NÃO TERÁ COMO AGUENTAR TANTA GANÂNCIA, QUE É A OUTRA FACE DA INJUSTIÇA MUNDIALMENTE INSTITUCIONALIZADA.

O mundo tem quase 2,2 bilhões de pobres

Crises financeiras, desastres naturais e políticas públicas ineficazes podem aumentar a pobreza no mundo, ao passo que mais de 2,2 bilhões de homens e mulheres, quase um terço da humanidade, estão na pobreza ou sob o risco de cair na pobreza.
A reportagem está publicada no jornal Le Monde, 24-07-2014. A tradução é de André Langer.
É o que alarmou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em seu relatório 2014, divulgado na quinta-feira, 24 de julho, citando especialmente os preços dos alimentos e os conflitos violentos como outras fontes agravantes da pobreza.
Entre os números mais chocantes do relatório estão os seguintes:
  • 1,2 bilhão de pessoas vivem com o equivalente a 1,25 dólar ou menos por dia;
  • 1,5 bilhão de pessoas em 91 países em desenvolvimento estão vivendo "na pobreza, com sobreposição de privações em saúde, educação e padrão de vida";
  • 800 milhões de pessoas estão sob o risco de voltar à pobreza.
Círculo vicioso
O PNUD insiste sobre o círculo vicioso que constitui a pobreza, sinônimo de desemprego, muitas vezes acompanhado por um aumento da criminalidade, da violência, do uso de drogas e dos suicídios.
E mesmo se globalmente a pobreza está caindo no mundo, o PNUD adverte contra as crescentes desigualdades, assim como contra as "vulnerabilidades estruturais" que persistem.
"Erradicar a pobreza extrema não significa apenas chegar a zero, mas permanecer neste nível. É preciso, especialmente, proteger aquelas e aqueles que são ameaçados por desastres naturais, mudanças climáticas ou choques financeiros.”
“Colocar no centro da nossa agenda de desenvolvimento a redução dessas vulnerabilidades constitui a única maneira de proporcionar que o progresso seja sustentável e duradouro. Proporcionar benefícios básicos de seguridade social para os pobres do mundo custaria menos de 2% do PIB mundial".
"Um pacote básico de proteção social é acessível desde que os países de baixa renda realoquem fundos e aumentem os recursos domésticos, juntamente com o apoio da comunidade internacional de doadores."
"A maioria dos problemas são o resultado de reformas inadequadas e de instituições ineficientes", diz Khalid Malik, principal autor do estudo, que também observa que, atualmente, as 85 pessoas mais ricas do mundo têm tanto quanto os 3,5 bilhões mais pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário