quinta-feira, 10 de julho de 2014

O SOL É FONTE DE ENERGIA SEM FIM



Vou comentar uma notícia que o professor da USP, Ricardo Abramovay, publicou no artigo “A revolução silenciosa das energias renováveis”[1]: a produção de energia solar no mundo está dobrando a cada dois anos, e já se produz tal quantidade que, se dobrar mais oito vezes, nos próximos 16 anos toda a energia que a humanidade precisa será produzida por meio da transformação dos raios do sol em energia elétrica.

Esta notícia é tão extraordinária que ninguém pode estranhar que haja gente que divide dela. Mas, se a gente tiver presente que só a China está aumentando, a cada ano, sua produção de energia solar fotovoltaica em mais de 12 GW, isto é, uma quantidade quase igual a toda a energia elétrica produzida pela hidrelétrica de Itaipu, dá para entender que é possível, sim, alcançar o feito de produzir com os raios do sol toda a energia que a humanidade precisa.

Na verdade, mesmo com a tecnologia que temos hoje, já dá para calcular quantos quilômetros fará um automóvel flex usando o etanol produzido num hectare de terra durante um ano: ele andará em torno de 43 mil e 800 quilômetros. Agora, se o mesmo hectare for coberto por células fotovoltaicas, com a energia elétrica produzida um carro elétrico andará 1 milhão e 500 mil quilômetros.

Outra comparação: com a água do lago de Itaipu se consegue produzir 14 GW de energia elétrica, isto é, 25% de toda a energia produzida no Brasil; se toda a área do lago fosse coberta com painéis fotovoltaicos, a produção de energia elétrica seria o dobro, isto é, mais da metade de toda a energia consumida no Brasil.

Sabendo disso tudo, como entender que no Brasil, com o sol maravilhoso que cai em todo o seu território, só se produza, até agora, 0,013 GW de energia solar, isto é, praticamente nada? A única explicação é essa: a política energética é controlada e favorece os grandes grupos econômicos que ganham com a construção de grandes usinas e com a venda de energia.  

Então está na hora de mudar nossa política energética. O Brasil precisa assumir o sol como a fonte principal de energia, e os ventos como sua complementação. É com este objetivo que será realizado o Fórum Social Temático Energia para que? Para quem? Como?, nos dias 7 a 10 de agosto em Brasília. Informe-se em www.fst-energia.org, inscreva-se, participe.


[1] IHU – 2 de julho – Emissões: responsabilidades diferenciadas? – Roberto Abramovay - professor titular da FEA e do IRI/USP, pesquisador do CNPq e da Fapesp, e autor de "Muito Além da Economia Verde, ed. Planeta Sustentável", em artigo publicado por Carbono Brasil no dia 30 de
junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário