segunda-feira, 14 de julho de 2014

É POSSÍVEL UMA DERROTA MAIOR DO QUE 7 A 1?



Muitos brasileiros ainda choram a derrota de 7 a 1 para a Alemanha na Copa da FIFA. Mas eu quero perguntar: é possível o Brasil sofrer uma derrota ainda maior do que essa? É possível, sim. Talvez não nos sentimos humilhados porque ainda não temos consciência dela. Se duvidarem, acompanhem o que vou contar.

Ricardo Baitelo, especialista em energia do Greenpeace, enviou pela internet um artigo intitulado “Capacidade instalada solar no Brasil deve ultrapassar 1 GW em 2016”. É o cálculo de uma empresa, e ela ainda lembra que isso depende dos leilões especiais que o governo federal deve realizar até o fim do ano.

Um leitor logo enviou o seguinte comentário: “é isso aí, Baitelo, e vamos ter que nos satisfazer com esta timidez toda... já que, em 2016, a projeção é ter quase 300 GW instalados no mundo. Hoje já passa dos 120 GW. A China atualmente instala mais de 1 GW por mês...”
Baitelo respondeu: “Exato, a China tem a meta de 14 GW para este ano, e 8 deles terão que vir de sistemas descentralizados”.

Aí, eu não me contive, e escrevi aos dois: nessa comparação entre Brasil e China na produção de energia solar, a China nos humilha bem mais do que a Alemanha na Copa da Fifa: ela ganha de nós, em 2014, de 14 a zero! E se quisermos ir para 2016, a derrota será de 42 a um! É isso mesmo, enquanto o Brasil tiver produzido seu primeiro GW, a China terá produzido mais 42 GW de energia solar, e ela quer chegar, em 2017, a 70 GW, enquanto o Brasil estará começando o seu segundo GW.
Para entender melhor o peso da derrota, basta lembrar que o pico de consumo de energia no Brasil foi de 80 GW, em janeiro deste ano. Então, a China está somando, com energia solar, a cada ano, a produção da hidrelétrica de Itaipu, e em 2017, só faltarão 10 GW para produzir toda a energia que consumimos no Brasil.

Como temos sol forte praticamente em todo o território nacional, o sabor dessa derrota é ou deveria ser muito mais amargo do que a derrota para a Alemanha. E por isso, em vez de teimar na construção de grandes usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, que poluem e geram grandes desastres sociais e ambientais, bem que poderíamos seguir o exemplo da China e produzir 14 GW de energia solar a cada ano, e a maior parte dela ser descentralizada, nos telhados das nossas casas.
           
               [texto de Ivo Poletto para programa radiofônico, que pode ser baixado em www.fmclimaticas.org.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário