É sempre assim: a FIFA põe
governos e parlamentares de joelhos, viola direitos, come nosso
dinheiro, explora nossa força de trabalho, desrespeita nossa cultura. Depois
vai embora, com lucros bilionários para si e seus patrocinadores,
ignorando todos os prejuízos deixados para a população dos países-sede. Mas no Brasil, algo novo aconteceu: durante a Copa das Confederações, a população se levantou contra uma série de absurdos, e um dos motivos foi justamente a atuação da FIFA em conchavo com governos e empresas.
Ainda assim, a FIFA continua tentando vender uma imagem de melhorias para os países-sede. Agora, para começar bem o ano da Copa, queremos
dar à FIFA o prêmio de pior empresa do mundo - o Public Eye Awards,
conhecido como o "Nobel" da vergonha corporativa mundial. É uma forma de manchar sua imagem, constranger seus patrocinadores e alertar a população de todos os países. Seu voto pode desmascarar a FIFA. Vote agora, leva só dois minutinhos:
http://publiceye.ch/pt-pt/ case/fifa/
A preparação do Brasil para a Copa do Mundo está sendo traumática. Levantamentos apontam para um gasto público de mais de R$ 100 bilhões para 30 dias de jogos. É dinheiro que deveria estar sendo investido em escolas, hospitais, moradia, transporte público... Mas por que nossos governos municipais, estaduais e federal entraram nessa furada?
A preparação do Brasil para a Copa do Mundo está sendo traumática. Levantamentos apontam para um gasto público de mais de R$ 100 bilhões para 30 dias de jogos. É dinheiro que deveria estar sendo investido em escolas, hospitais, moradia, transporte público... Mas por que nossos governos municipais, estaduais e federal entraram nessa furada?
É mais ou menos assim: a FIFA tem empresas poderosas como parceiras. São
patrocinadoras, empreiteiras, corporações de mídia, do ramo imobiliário
e de turismo que compõem uma poderosa rede de influência. Estes
grupos são responsáveis, por exemplo, pela doação milionária às
campanhas eleitorais dos principais partidos políticos. É através da
pressão deles que os governos liberam o caminho para a realização daCopa do Mundo a qualquer custo. Vote FIFA para pior empresa do mundo: http://publiceye.ch/ pt-pt/case/fifa/
Em
função do evento, estádios monumentais foram erguidos com dinheiro
público em cidades sem tradição de futebol. E em todos os estádios, a
nossa própria tradição foi esquecida: um modelo europeu de 'arenas', com
ingressos caros. Além disso, a FIFA é reconhecidamente uma das corporações mais corruptas do mundo, com ligações escusas com cartolas de federações de vários países, a começar pela CBF.
O verdadeiro 'padrão FIFA' é autoritário. A remoção e o despejo de famílias pobres é um dos exemplos mais dramáticos dos impactos que a Copa está causando no país. Mais de 200 mil pessoas estão ameaçadas ou já perderam suas casas em função de obras relacionadas com o megaevento. As violações de leis trabalhistas também preocupam: só no último mês, quatro operários morreram em obras de estádios. Em Salvador, a empresa quis até proibir a realização das festas de São João e impedir as baianas do Acarajé de trabalharem no período da Copa. Vote agora na FIFA para pior empresa do mundo: http://publiceye.ch/pt- pt/case/fifa/
A candidatura da FIFA é uma proposição brasileira: foi ideia da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (ANCOP), rede que reúne 12 comitês em todas as cidades que terão jogos. A 'vitória' da FIFA no Public Eye será a vitória de todos nós, um recado do Brasil para o mundo: FIFA, a PIOR!
____
PS: Em abril, o secretário geral da FIFA, Jerome Valcke disse em entrevista que "menos democracia às vezes é melhor para se organizar uma Copa do Mundo". Precisa de mais algum motivo? Vote FIFA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário