segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

AS EMPRESAS EXPORTADORAS E OS POVOS INDÍGENAS



            Se alguém tiver a impressão de que o Brasil continua parecido com os tempos da Colônia, talvez esteja mais próximo da realidade do que os que acham que ele é um país democrático e moderno. De fato, pelo menos dois aspectos da realidade são muito parecidos: o modo como são tratados os povos indígenas e a economia.

            Comecemos com os povos indígenas. Nos tempos coloniais, o império português chegou por aqui e decretou que toda a terra ocupada só tinha um dono legal: o rei de Portugal. Isso deu origem ao conflito com os povos que viviam nestas terras há milênios, pois eles sabiam ter direito ao território de seus antepassados de longa data. Conflito violento, que causou a morte de milhões de indígenas: seus povos ou foram dizimados, ou foram escravizados, ou fugiram para o interior, longe dos colonizadores.

            O que está acontecendo com os povos indígenas em nossos dias? Estão sendo tratados do mesmo jeito: os que ainda não conseguiram ter reconhecido seu território estão sendo ameaçados por um governo federal que não quer reconhecer seu direito ao território ancestral, e os territórios reconhecidos estão ameaçados de serem redefinidos.

Por que o governo age desse modo? Porque está preferindo defender os interesses dos que invadiram estes territórios ou desejam que eles sejam entregues a eles para produzir riquezas. Ele está até querendo mudar os processos de reconhecimento dos direitos indígenas, dando força aos grandes proprietários por meio da presença e da palavra do ministério da agricultura e da Embrapa. Se isso for confirmado, os que desejam ser proprietários de todo o país não permitirão demarcar nenhum novo território indígena. É por isso que representantes dos povos indígenas estiveram em Brasília na semana passado, exigindo que o governo que não cometa esse crime contra seus direitos e contra a Constituição Federal.

            Como na Colônia, a negação do direito indígena ao território tem como objetivo entregar suas terras ao agronegócio ou às grandes mineradoras. Como na Colônia, esta é a base da economia brasileira: a exportação de bens naturais na forma de commodities, gerando dólares para repassá-los aos detentores dos títulos da dívida do Estado brasileiro. Já não vão para Portugal, mas para a China, os Estados Unidos e a Europa as riquezas de deveriam garantir os direitos e a qualidade de vida dos povos indígenas e de todo o povo brasileiro.

            Até quando, meu Deus, seremos um território colonial? Até quando deixaremos que o Brasil seja administrado como uma colônia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário