domingo, 3 de novembro de 2013

BELO MONTE: O DESMONTE DA JUSTIÇA E DA POLÍTICA

Vamos refletir sobre duas notícias difíceis de engolir, para usar uma expressão popular. Uma dá conta que começou a privatização do sol; e outra informa que foi derrubada mais uma liminar da Justiça que exigia a paralisação das obras da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu paraense.
            
Comecemos pela segunda: a Advocacia Geral da União derrubou a decisão que a Justiça Federal havia tomado, a partir de processo encaminhado pelo Ministério Público Federal, de suspender as obras de Belo Monte até a empresa construtora colocar em dia os compromissos sociais e ecológicos assumidos por ela. Esta é a vigésima vez que o Ministério Público exige a paralização das obras, sempre com base nos fatos e com argumentos assentados nas leis e nos direitos da população atingida e da natureza. E é a vigésima vez que outra área da justiça, agora em Brasília, e sem examinar com seriedade os argumentos do Ministério Público, derruba a decisão e libera as obras sem exigir nada.

Afinal, o que está acontecendo com o Judiciário? A primeira impressão é a de que nele não se defendem as mesmas leis e os mesmos direitos. Se o Ministério Público prova que há erros e uma área da Justiça lhe dá razão e outra lhe diz que não tem razão, algo está errado. Quem enviou a notícia deixa claro que a população está se dando conta de que o governo federal e as áreas da justiça que ele mobiliza tomaram o partido da Belo Monte, e não haverá como paralisar as obras pelo caminho da Justiça. E avisa: não estranhem quando o povo decidir defender seus direitos e os da Mãe Terra de forma direta, forçando a paralisação.

O que a privatização do sol tem a ver com o que está acontecendo em Belo Monte? É o seguinte: a política energética do governo está totalmente comprometida com a farra da propriedade privada da energia, e está dando sinais de apoio à construção de fazendas solares. Por outro lado, a falta de uma política pública que valorize o sol e promova a produção de energia solar descentralizada tem tudo a ver com a defesa das empresas construtoras de hidrelétricas. Por isso, abra o olho, amigo, amiga, e veja como será melhor quando o sol, que nasce para todos, for fonte livre de energia para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário