sábado, 18 de agosto de 2018

QUANTOS EMPREGOS R$ 14 BILHÕES PODEM GERAR VIA ENERGIA SOLAR?

ClimaInfo, 17 de agosto de 2018

O comentário que fizemos ontem sobre a defesa da conclusão de Angra 3 feita pelo novo diretor da Aneel, provocou espanto no jornalista Matthew Shirts: "14 bilhões em solar com baterias gerariam um monte de empregos e de energia!" E Matthew perguntou: "alguém já fez a conta?"

Pois bem, fomos atrás, não encontramos a conta já pronta, mas topamos com um estudo do professor José Goldemberg compilando dados sobre o número de empregos gerados por unidade de energia em diferentes fontes. 

Grosso modo, dá pra dizer que a energia nuclear gera da ordem de uma centena de postos de trabalho por terawatt-hora gerado, enquanto a solar gera bem mais de 5 mil empregos para a mesma quantidade de energia. Aproximadamente 50 vezes mais empregos são gerados na energia solar que na nuclear, para uma mesma quantidade de energia. 

Dá para imaginar a injeção de ânimo na economia do combalido estado do Rio de Janeiro se os R$ 14 bilhões que se estima serem necessários para a conclusão de Angra 3 fossem investidos em instalações solares em conjunto com um programa de treinamento para projeto, instalação e manutenção dos equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário