segunda-feira, 23 de abril de 2018

PARA QUE O VATICANO DEIXE DE INVESTIR EM FÓSSEIS

Yossi Cadan - 350.org 350@350.org

10:05 (Há 12 horas)


Cáritas Internacional e três importantes bancos católicos, cujos balanços patrimoniais somam mais de 7.5 bilhões de euros, além de diversas dioceses católicas, anunciaram que vão retirar seus investimentos dos combustíveis fósseis, ajudando o mundo a caminhar para um futuro com zero fósseis.
Este é o momento perfeito para pedir ao Papa Francisco para desinvestir os recursos que o Vaticano mantém aplicados em empresas que alimentam as mudanças climáticas no mundo todo. Mas se quisermos pressionar o próprio Vaticano a desinvestir, precisamos manter o ritmo.

É aqui que você entra. Imagine quantas outras instituições religiosas conseguiremos convencer a também desinvestir dos combustíveis fósseis se pudermos amplificar e multiplicar em nossas comunidades esta importante declaração? Precisamos criar uma enorme onda de mudanças locais, que chegue até as pessoas que detêm o poder no Vaticano.
Descubra como você pode ajudar, falando sobre desinvestimento nas instituições religiosas que você frequenta.
A Cáritas Internacional, uma organização de assistência humanitária, é uma instituição oficial da Igreja Católica. Seu presidente, Sua Eminência, o Cardeal Luis Tagle, disse: "Os pobres estão sofrendo muito com a crise climática, e os combustíveis fósseis estão entre os principais motores dessa injustiça. É por isso que a Cáritas Internacional decidiu não investir mais nos combustíveis fósseis.”
O desinvestimento é parte de um esforço muito maior para a construção de um mundo Zero Fósseis. Precisamos ir além do desinvestimento. Precisamos garantir que nenhum novo projeto de exploração de combustíveis fósseis saia do papel, que nenhum centavo a mais seja investido nas empresas de combustíveis fósseis. Precisamos trabalhar por um futuro com 100% de energias renováveis, limpas e justas para todos.
O Papa Francisco já vem manifestando preocupação sobre as mudanças climáticas e a indústria dos combustíveis fósseis, e funcionários do Vaticano já reconhecem a existência dessa linha de ação, ou seja, do desinvestimento dos combustíveis fósseis. Mas, até agora, eles ainda não se comprometeram a fazer com que o Vaticano pare de investir em combustíveis fósseis. Se conseguirmos convencer outras instituições católicas a desinvestirem, poderemos mostrar para o Vaticano que eles também precisam ter a coragem e o dever moral de desinvestir – e precisamos da sua ajuda para espalhar essa mensagem.
Obrigado!
Yossi e a equipe da campanha de Desinvestimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário