terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

PARABÉNS, PEDRO CASALDÁLIGA, POETA, BISPO, PROFETA

SEUS 90 ANOS FORAM DE SEMEADURA, E MUITAS DAS SEMENTES NASCERAM E AINDA ESTÃO FLORESCENDO E FRUTIFICANDO. POR ISSO, PARABÉNS.

TIVE A ALEGRIA DE TÊ-LO COMO MESTRE, AMIGO E INSPIRADOR DESDE O DIA DE SUA SAGRAÇÃO EPISCOPAL, EM 1971. FOI A ÚNICA DESSAS CERIMÔNIAS QUE ME FIZERAM ENCONTRAR COM JESUS DE NAZARÉ. AS DEMAIS ME LEVARAM A NOVOS CHOQUES COM O EXCESSO DE INSTITUCIONALIDADE, PODER ILUSÓRIO, CLERICALISMO. NA SUA SAGRAÇÃO CRESCERAM OS POVOS INDÍGENAS E OS PEÕES DO CERRADO E DA TRANSIÇÃO PARA A AMAZÔNIA, JUNTO COM SEU EFETIVO COMPROMISSO DE VIDA E DE CAUSAS COM ELES E ELAS. ESSE FOI UM DOS TANTOS PRIVILÉGIOS QUE TIVE, E MEDIADO PELO AMIGO, IRMÃO E BISPO TOMÁS BALDUINO.

CONTINUE CONOSCO TODO O TEMPO POSSÍVEL. E ESTARÁ CONOSCO SEMPRE, VIVO NO POVO DOS POBRES QUE SEMPRE AMOU E A QUEM DEDICOU INTEGRALMENTE SUA VIDA, ENGRAVIDANDO A HISTÓRIA PARA QUE ELA GERE A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO.

SINTA OS ABRAÇOS DE TODAS E TODOS QUE TE QUEREM BEM!




Pedro, Profeta e Poeta.

Em Homenagem aos  90 anos (16 de fevereiro de 2018)  do mestre de todos nós.

Quem poderia imaginar um catalão, sair de sua terra, nunca mais voltar e apaixonar-se pelos povos indígenas da America latina?

Quem poderia imaginar em plena ditadura empresarial-militar, nos confins da Amazônia, um homem franzino, usar a fé e a coragem para denunciar e exigir justiça, em defesa dos trabalhadores, posseiros, povos indígenas e camponeses,  humilhados e explorados?

Quem poderia imaginar , que jurado de morte pelos latifundiários da região,  em 1976, foram à Delegacia  interceder por duas mulheres  pobres que estavam sendo torturadas.  E um dos policiais, confundiu a aparência de bispo e  assassinou  seu colega, padre João Bosco Burnier, em seu lugar?

Quem poderia imaginar, que um homem de igreja relutasse até os últimos instantes por que não queria ser nomeado bispo, até ser convencido pelo seu melhor amigo, o bispo Dom Tomas Balduino?

Quem poderia imaginar, que quando poucos podiam, ele se engajou desde a década de setenta em defesa da causa dos povos nicaraguense, cubano, guatemalteco..

Quem poderia imaginar que esse homem, além de pastor e profeta, era um grande poeta? Usou as letras e a força das palavras,  para denunciar o injusto, solidarizar-se com os trabalhadores e pregar as mudanças..Com sua vocação literária, ajudou a escrever a Missa da terra sem males, a Missa dos quilombos.. cantada por nosso querido Miltom Nascimento e outros músicos.   E escreveu centenas de poemas, que expressam a linguagem da alma e do coração.

Quem poderia imaginar, que apesar de viver no longínquo São Felix do Araguaia, e das dificuldades de comunicação da época,  contribuiu decisivamente  para articular e fundar, primeiro, o CONSELHO MISSIONARIO INDIGENA(CIMI), na CNBB,  para defender os povos indígenas.  E depois a Comissão Pastoral da Terra(CPT), como um serviço ecumênico dos cristãos em apoio à organização dos camponeses brasileiros?

Quem poderia imaginar que um bispo brasileiro, com todo seu poder e influencia, preferisse viver como pobre, entre os pobres, com suas sandálias havaianas e  sua sabedoria de verdadeiro mestre?

Quem poderia imaginar  sua coragem, de ir a Roma e dizer umas verdades para o todo poderoso cardeal Ratzinger?    Pedro foi um defensor e praticante do ecumenismo, de todas as práticas e crenças religiosas, de um Deus-pai-mae-irmão, de todos e todas, que aparece em diferentes formas e práticas.   Às vezes, até nas manifestações da natureza e sobretudo na voz do povo!

Quem poderia imaginar, que apesar de conviver muitos anos com seu “primo” parkison, como o chama, nunca desanimou , recusando-se a mudar para outros centros com maior atenção médica.
Pedro  tornou-se um grande brasileiro e latino-americano.  Um exemplo de luta, dignidade e coerência.  É nosso orgulho , dos povos indígenas, dos camponeses, dos pobres e de todas as igrejas.  Com seus noventa anos de corajosa teimosia, palavra, que gosta muito de usar.

Certa vez disse aos jornalistas da imprensa burguesa, que criticavam nossas ocupações de terra,  “Se o MST não existisse teríamos que criá-lo! “

O MST se orgulha de seu carinho e agradece seu exemplo!

Por Joao Pedro stedile,


(Conheci Dom Pedro numa ocupação urbana, Vila Santo Operário, em Canoas-RS, nos idos de 1979, junto com o Irmão Antonio Cecchin. Cultivo desde então, admiração e amizade. Ele esteve em muitas atividades do MST, sempre nos ajudou com sua presença, reflexões, escritos e sobretudo seu exemplo. Foi um dos privilégios que a vida me deu).


Nenhum comentário:

Postar um comentário