quinta-feira, 23 de novembro de 2017

PRODUZINDO ENERGIA POR CONTA

VALE O SONHO: UM DIA A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS SERÁ ALGO TÃO SIMPLES E CORRIQUEIRO, QUE TODAS AS PESSOAS QUE O DESEJAREM PODERÃO PRODUZIR SUA PRÓPRIA ENERGIA... E ATÉ PODERÃO CONSTRUIR PAINÉIS COM RESTOS JOGADOS NO LIXO!

NUM PEQUENO E POBRE SÍTIO NO CEARÁ, O
APROVEITAMENTO INTEGRAL E INTELIGENTE DA ENERGIA RENOVÁVEL
O seu Ernane Pinto Vasconcelos, um pequeníssimo agricultor de 68 anos, mora num sítio perto de Taperuaba, na região de Sobral no Ceará. A região faz parte do semiárido nordestino. Seu Ernane escavou um poço profundo para armazenar a água da chuva para irrigar suas pequenas lavouras. Só que, sem luz, não tinha como bombear a água. 
Ele então achou placas fotovoltaicas quebradas e abandonadas numa escola da região. Aproveitou as células que funcionavam e fez uma ligação numa bateria de 12 Volts, dessas de automóvel. Construiu um sistema para controlar a voltagem das placas para aproveitar ao máximo a energia, carregando a bateria e mandando o excedente direto para a bomba de irrigação. 
Faz quatro anos que o sistema funciona. Seu Ernane planta arroz e legumes orgânicos. Como de vez em quando não bate sol, ele construiu um cata-vento, que é sua segunda fonte de energia renovável. 
Um engenheiro agrônomo da região considera “seu Ernane um agricultor experimentador, aquele que está sempre em busca de novidades para inovar. Esse sistema montado por ele ajuda na irrigação de uma forma diferenciada”. 
Seria muito legal alguém indicar o seu Ernane para um prêmio de empreendedorismo e inovação.

Climainfo, 23 de novembro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário